A QUE VEIO ESTE BLOG?
VEIO PARA DIVULGAR PROJETOS NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS, TEMAS, FORMAS, NECESSIDADES E AFINS, CLARO!
SINTA-SE A VONTADE PARA USUFRUIR DE TUDO QUE FOR ÚTIL PARA SUA AULA.
DIVULGUE, PARTICIPE, COMENTE!
04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

sábado, 29 de junho de 2013

Projeto Severino faz chover

capa

Severino faz chover
Ana Maria Machado

Severino não tinha nada demais, era parecido com muitos outros.
Mas onde ele morava não era muito parecido com outros lugares. Era seco.
A terra era seca, cheia de poeira.
Então Severino chamou os amigos e começou a pedir um pouco de chuva para as nuvens. Uma celebração dos brinquedos infantis tradicionais.

Filosofia na Educação Infantil
Para começar um trabalho filosófico com nossos alunos, é extremamente necessário:
  • Demonstrar a importância de compartilhar ideias;
  • Desenvolver atividades que possibilitem o autoconhecimento e autoestima para que ocorra uma motivação inicial;
  • O comprometimento e a criatividade dos professores.
    O importante é motivar todos os alunos para participarem ativamente desses momentos desenvolvendo habilidades de ouvir, prestar atenção, dizer o que pensa, relatar, argumentar, repetir o que foi dito, formular hipóteses e formular perguntas. Respeitar os outros a partir das regras estabelecidas.
  • Na Educação Infantil é necessário oferecer oportunidades que favoreçam a pesquisa, a busca, o interesse, a curiosidade natural que é inata na criança.
Propostas de atividades:
  1. Descrição do Severino e criação do personagem
  2. Descrição da terra do Severino e comparação com o lugar que moramos
  3. Figura do pai do Severino – descrição e pesquisa sobre hábitos, costumes, vestuários nordestinos
  4. Relato dos passos de Severino ao tentar fazer chover. Orientação dos fatos
  5. Severino conseguiu realizar seu desejo? Como? Foi Severino quem fez chover? Comparar com as crianças: o  o que fazem para realizar seus desejos?
Artes Plásticas
Criação do personagem depois da discussão de todas as suas características.

Produção Textual
Descrição da terra do Severino depois de conhecer o personagem e suas características.

Natureza e Sociedade
Comparação do lugar que Severino mora com o lugar onde moramos
Confecção de moradias (prédios) feita de caixas de suco pintadas com guache e colagem de retalho de papel colorido.

Pesquisando e ampliando o conhecimento
Onde moram os outros personagens de histórias que conhecemos?
Propor que cada aluno leve uma história e conte-a ao grupo, enfatizando o personagem e o local onde vive.

Meio Ambiente
Alguns animais moram na terra do Severino, entre eles
 o Lagartildo e a tartaruga, que podem ir até a escola visitar a classe.
Proporcionar momentos de descobertas apresentando
animais (de brinquedo ou reais) ao grupo.
É interessante, também, confeccionar os animais com sucata,
Produção Textual
Descrição da terra do Severino depois de conhecer o personagem e suas características.

Natureza e Sociedade
Comparação do lugar que Severino mora com o lugar onde moramos
Confecção de moradias (prédios) feita de caixas de suco pintadas com guache e colagem de retalho de papel colorido.

Pesquisando e ampliando o conhecimento
Onde moram os outros personagens de histórias que conhecemos?
Propor que cada aluno leve uma história e conte-a ao grupo, enfatizando o personagem e o local onde vive.

Meio Ambiente

Alguns animais moram na terra do Severino, entre eles
 o Lagartildo e a tartaruga, que podem ir até a escola visitar
 a classe.
Proporcionar momentos de descobertas apresentando
animais (de brinquedo ou reais) ao grupo.
massa de modelar, recorte e colagem.
Situação – problema:
Oferecer jornais às crianças e lançar a questão: Como podemos fazer chover?

Coordenação Motora e Psicomotricidade:
Picotar os jornais e brincar de jogar para o alto cantando a música
“Tomara que chova três dias sem parar” .

Refletindo:
Severino queria isso e nós, precisamos de chuva durante três dias sem parar? Por quê?
Registrar por escrito as respostas das crianças.

Integração com a Festa Junina
Figura do pai do Severino – descrição e pesquisa sobre hábitos, costumes e vestuários nordestinos. Organizar uma festa nordestina com danças, exposição e comidas típicas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um tema para projetos publicar!