A QUE VEIO ESTE BLOG?
VEIO PARA DIVULGAR PROJETOS NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS, TEMAS, FORMAS, NECESSIDADES E AFINS, CLARO!
SINTA-SE A VONTADE PARA USUFRUIR DE TUDO QUE FOR ÚTIL PARA SUA AULA.
DIVULGUE, PARTICIPE, COMENTE!
04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Projeto Biblioteca viva

Justificativa
Consideramos importante a utilização de todos os espaços e tempo da escola para desenvolver nos alunos a capacidade de aprender continuamente e criar autonomia
na sua relação com o conhecimento.
Este setor proporciona ao educando conhecer suas próprias necessidades de informação, aprendendo a buscá-las e utilizá-las para entender os seus propósitos.
A biblioteca deve com este projeto ultrapassar as paredes de seu espaço e fazer-se presente nas salas de aula incentivando os alunos com informações novas e ideias criativas.
Tornando o aprendizado significativo para suas vidas.
Objetivos do projeto:
·
Tornar a biblioteca um local onde os alunos gostem de estar, manusear livros e pesquisar.
·
Fazer da biblioteca um suporte para as aulas, demonstrando a importância deste setor na aprendizagem dos alunos e na contribuição de informações para as aulas.
·
Movimentar os alunos em relação à busca por pesquisas em livros, sendo este mais uma fonte interessante, sem limitar somente ao uso da internet.
·
Propiciar momentos de leituras e estudos relacionados às obras existentes na biblioteca.
Metodologia:
A pessoa responsável pelo setor deve combinar previamente com os professores sobre as etapas de cada atividade, tornando a participação dos alunos desde o início, proporcionando assim um processo interativo e criativo, para que os resultados finais sejam alcançados de maneira satisfatória e propiciando espaço para que outras ideias surjam por parte dos alunos.
·
Pesquisa e exploração dos materiais com as turmas,
·
Integração dos professores e alunos.
·
Atuação dos alunos na construção coletiva e apresentação do que aprenderam.
·
Aulas diferenciadas, explicativas, participativas, com dramatizações, músicas, pesquisas de campo, pesquisas em materiais da biblioteca.
Atividades para o II Ciclo
Primeiro Trimestre:
Sarau de Poesias: Apresentar várias poesias e vários autores, deixar que eles escolham uma para ensaiar e apresentar de forma criativa.
Para apresentar as poesias pode-se levar livros, data show com slides. E ler uma poesia para a turma. Explicando que é importante o tom de voz, a postura, os gestos e a expressão facial.
Segundo Trimestre:
Estudo sobre Folclore: Estudar lendas, músicas, versos, poemas, que fazem parte do nosso folclore. Buscar informações nos livros e também junto às famílias dos estudantes.
Terceiro Trimestre:
Seminário sobre alguma obra Literária: Combinar com os professores o Título da Obra, cuidando para que tenha pelo menos 3 exemplares na biblioteca para haver rodízio entre os alunos.
Marcar o dia do seminário com cada turma. Neste dia trazer questões sobre o livro em que os alunos possam expor seus olhares em relação à obra lida.
Atividades para o III Ciclo
Primeiro Trimestre:
Apresentar a Biografia de alguns autores que escrevem livros infanto-juvenis.
Como: Pedro Bandeira, Michelle Lacocca, Moacir Scliar, Márcia Kupstas, Júlio Emílio Braz. Levar obras desses para fazer exposição e falar um pouco sobre os livros e histórias.
Segundo Trimestre:
Construir revistas: primeiro conversar com as turmas, fazer análise de revistas: o que deve ter numa revista: ex. Manchete, entrevista, matéria principal, moda, música, horóscopo, informação, propaganda. Após a observação e estudo de cada item, formar trios para a confecção das revistas, combinar com os professores das disciplinas e sortear um tema específico para cada grupo.
Terceiro Trimestre:
Trabalhar com a coleção Jabuti: Projeto enviado pela Cristiane Possebon.
AVALIAÇÃO
O Projeto será terá cumprido seus objetivos se conseguir ser elemento incentivador da pesquisa e leitura, tornando a biblioteca um setor de grande freqüência e participação dos estudantes.
http://www.lasalle.edu.br/upload/Redebila/PROJETOS%20BIBLIOTECA%202010.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um tema para projetos publicar!