A QUE VEIO ESTE BLOG?
VEIO PARA DIVULGAR PROJETOS NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS, TEMAS, FORMAS, NECESSIDADES E AFINS, CLARO!
SINTA-SE A VONTADE PARA USUFRUIR DE TUDO QUE FOR ÚTIL PARA SUA AULA.
DIVULGUE, PARTICIPE, COMENTE!
04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

sábado, 20 de outubro de 2012

Projetos Literários:Obra NÓS

PRÉ-LEITURA
ATIVIDADES ANTERIORES À LEITURA
INTENÇÃO: INSTIGAR A CURIOSIDADE E AMPLIAR O REPERTÓRIO DO ALUNO, CONTEXTUALIZAR A OBRA E A AUTORA
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Antes de você iniciar a leitura do livro:
No livro Nós, a premiadíssima autora e ilustradora Eva Furnari (Roma - 1948) conta-nos uma história que, certamente, você, vai se apaixonar. Vai se apaixonar por Mel, por Kiko.
Vai se apaixonar pela beleza e criatividade das ilustrações...
Por isso e muito mais, é importante você conhecer melhor Eva Furnari.
Saber um pouco sobre sua vida, sobre sua obra....
Sugestão: O conhecimento sobre a autora gera uma oportunidade de aproximar o alun de “gente que faz”, pessoas sensíveis, talentosas e também de conhecer outros livros.
Durante a pesquisa, o ideal seria que cada aluno encontrasse apenas uma informação, previamente solicitada pelo professor.
Se a classe tiver 20 alunos seriam 20 informações diferentes.
A pesquisa ficaria dinâmica e não se correria o risco de o aluno copiar da internet e não se apropriar das informações.
Posteriormente, poderia também montar uma exposição com os livros e as fotos.
Levantando hipóteses sobre a história...
Antes de iniciarmos a leitura, vamos brincar um pouco com a sua imaginação...
1. O que a palavra nós, titulo do livro, lhe sugere?
2. A história tem como personagem principal Mel. Mel vivia em uma pequena cidade chamada Pamonhas. “Mel tinha algo diferente; onde quer que ela fosse estava sempre rodeada de_____________.” Os moradores da cidade achavam muita graça naquilo e se divertiam...
Mel ficava muito triste. Em sua opinião, Mel vivia rodeada de quê?
PARTE 2
LEITURA-DESCOBERTA
ATIVIDADES DURANTE A LEITURA
INTENÇÃO: RESGATAR A LEITURA DO ALUNO
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1. Agora, você já pode ler o livro e conhecer a história vivida por Mel. Durante a leitura curta também as ilustrações criadas por Eva Furnari.
Depois faça as seguintes atividades:
a) No começo da história, a autora escreve: “Mel tinha algo diferente; onde quer que ela fosse estava sempre rodeada de borboletas.” Em sua opinião, o que significam as borboletas que rodeavam a personagem.
b) No decorrer da narrativa, Mel decidiu deixar Pamonhas, sua cidade. Conte com suas palavras que fatos levaram Mel a tomar essa decisão.
c) A autora, Eva Furnari, escolheu para Mel um disfarce bem pesado, a geladeira, quando ela deixou a cidade. Em sua opinião, porque a autora escolheu esse disfarce.
 Explique seu ponto de vista.
d) Agora, escolha você outro disfarce para Mel que tenha a ver com o sentido da história. Justifique sua escolha. Se quiser, você pode também desenhar.
e) “Mel mergulhou no rio e foi dando braçadas, sem nem olhar para trás. Nadou tanto que chegou a outra margem.” Escreva um parágrafo, contando o que aconteceu antes desse fato.
f) Kiko, o menino que Mel encontrou, também tem nós. Em sua opinião, o que significam esses nós?
g) Kiko, não se importava com os nós. Ele sabia até tirar nó de nariz. Em sua opinião, qual o motivo dele não se importar?
h) Em Merengue, cidade que ficava do lado oposto de Pamonhas, Mel encontrou muitas pessoas com nós. Use sua imaginação e desenhe outras pessoas com outros tipos de “nós”.
i) Amplie o texto a seguir: “Passaram-se os dias e o tempo passou. Kiko ensinou a Melcomo desfazer nó de nariz. _____________________.Mel,agradecida, dividiu com ele suas borboletas. _______________________.
PARTE 3
PÓS-LEITURA
ATIVIDADES APÓS A LEITURA
INTENÇÕES: AMPLIAR O REPERTÓRIO CULTURAL DO ALUNO
TRABALHAR A INTERDISCIPLINARIDADE
1. Confeccionar uma árvore com os “nós” de sua escola, ou de sua cidade ou de seu país.
2. Confeccionar outra árvore com as “borboletas” de sua escola, ou de sua cidade ou de seu país.
3. Criar receitas de desfazer “nós”.
4. Criar uma campanha publicitária para divulgar o livro Nós.
5. Simular uma entrevista com a autora e ilustradora Eva Furnari.

Projeto Nós  2
Gênero Textual: Narrativa
O Livro Conta A História
 Apresentação:
 No tempo em que as pessoas nasciam repolhos e que as bicicletas voavam, havia uma pequena cidade, chamada Pamonhas. Em Pamonhas havia uma casa amarela, onde morava... Mel.
Mel tinha algo diferente; onde quer que ela fosse, estava sempre rodeada de borboletas.
Os moradores da cidade a ridicularizavam.
Mel sofria e chorava muito. Como se não bastassem as borboletas, um dia descobriu um nó no dedinho do pé.
Depois, mais outro no dedo da mão, e mais outros, um total de sete. Mel só viu uma saída.
Ir embora de Pamonhas. Partiu disfarçada de geladeira. Mel, do outro lado do rio, encontrou Kiko, um garoto também cheio de nós.
Ele a ensinou a desfazer nó de nariz, e ela dividiu com ele  as borboletas que  voavam...
Objetivos:
 Ampliar a visão de mundo e inserir o leitor na cultura letrada ;
 Estimular o desejo de outras leituras;
 Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
 Permitir a compreensão do funcionamento da escrita : escreve-se para ser lido;
 Expandir o conhecimento a respeito da própria leitura;
 Aproximar o leitor dos textos e os tornar familiares- condição para a leitura fluente e a produção de textos;
 Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens, (PCN, 1997).
 Conteúdo: Leitura e escrita
Desenvolvimento:
Atividades:
Antes de lerem o livro, escrevam sobre o que vocês acham que é a história, apenas sabendo o título e a ilustração da capa.
Interpretação da história (em duplas)
Nesta unidade proporemos a leitura e interpretação da narrativa ficcional “Nós” de Eva Furnari, com o objetivo de que retomemos com as crianças os elementos que caracterizam esse gênero de texto.
As duplas terão um tempo para responder as questões que depois serão discutidas em sala.
    1- Em duplas, farão primeiro uma leitura silenciosa do texto, e em seguida lerão em voz alta,  no grupo.
 A seguir deverão responder as questões abaixo:
   2- Observe o livro e responda as frases abaixo:
    • Descreva o que você vê na capa do livro:
    • Qual o título do livro?
    • Escreva o nome do autor do livro:
    • Escreva o nome da pessoa que ilustrou o livro:
    • Na primeira folha do livro há informações importantes sobre ele.
      Responda em qual editora e cidade em que o livro foi lançado:
Observe atentamente a capa do livro que você vai ler.
    3- As informações contidas no título da história e na ilustração nos permitem dizer que a personagem:
( ) está se sentindo leve e feliz
( ) está voando
( ) participa de um jogo de pula-pula
( ) está nadando
   5- É importante observar que, sendo este texto uma narrativa ficcional, temos um narrador que nos conta os fatos, organiza as seqüências narrativas, constrói o enredo, apresenta as personagens, usa palavras e expressões que marcam o tempo e o lugar onde os fatos acontecem. E nesse caso, o narrador faz tudo isso observando "de fora", o que acontece.
      Na narrativa ficcional são narrados fatos de um mundo imaginário, vividos pelos personagens, num certo tempo e em determinado lugar e organizados em episódios articulados por um conflito. A essa organização dos fatos damos o nome de enredo.
   • Quem você acha que é narrador dessa história?
    6- Em seguida, leremos o texto para os alunos.
    7- Dissemos que o narrador constrói os fatos, organiza as seqüências narrativas e apresenta as personagens. Na 1ª imagem do livro o narrador nos apresenta Mel. Quais informações nós recebemos sobre Mel?
    8- Caso não estivesse escrito na 2ª imagem do livro que os moradores da cidade achavam graça e se divertiam às custas de Mel, apenas com a ilustração, daria para você perceber o fato? Por que?
   • No texto podemos ler: “Mel era assim, magoava-se com qualquer coisa, qualquer coisiquinha de nada.” Procure no dicionário o significado da palavra “mágoa”. Você acha que ela ficava magoada?
Copie do texto uma frase que justifica isso.
É importante que as crianças perceberem que as ações dos personagens confirmam seus sentimentos. O fato de Mel abaixar a cabeça e correr reforça seu nervosismo, aflição e tristeza.
É interessante conversar com os alunos sobre o que estão entendendo da leitura e levá-los a pensar a respeito do valor das palavras, do modo como elas são escolhidas e combinadas para permitir que o leitor construa significados a partir
delas. Por exemplo:
- a tristeza em: “Ela queria chorar para soltar a tristeza”.
- a felicidade em: Tudo era lindo e ela estava em paz. Gritou com alegria.”
- o medo em: “Mel subiu o morro correndo que nem louca, desceu o morro correndo em zigue-zague e a vaca atrás.”
-Compreender o significado das borboletas e dos “nós”, em seguida fazer relação com os “nós” de cada aluno escrevendo anonimamente e colocando numa caixa, um outro aluno pegará um “nó” e dará sugestão de como desfazê-lo. Registrando no mesmo papel. Os nós e sugestões serão lidos para todos os alunos.
    9- Podemos perceber no texto, que Mel passou por momentos de tristeza e de medo, mas também de felicidade e de emoção quando conhece Kiko.
   • Copie do texto, uma frase que mostre um momento de tristeza e outro de felicidade que Mel sentiu.
   • Por que você acha que Mel achava que o pior nó de todos era o do pescoço?
    10- Observe a imagem que mostra Mel “disfarçada” de geladeira. Ser que se alguém da cidade a visse naquele momento, acharia que era ela? Por que?
    11- Enquanto Mel se secava na beira do rio, percebeu que havia um garoto e sua bicicleta diante dela. O texto diz que ela:
“...sentiu uma zoeira na cabeça e um embrulho no estômago.”
        Explique o que você entendeu disso.
    12- No trecho:
      "A cabeça de Mel zunia, o cisco perturbava, o nó da garganta queria dar cambalhota. Sem querer, ela desatou a chorar. No começo de mansinho, depois bem alto, de soluçar mesmo.
Passou a mão no pescoço, surpresa. O nó! O nó desapareceu!”
O que você acha que fez o nó desaparecer?
13- Mel ficou feliz ao conhecer os moradores de Merengue? Justifique.
14- Agora que você conhece a história toda, faça um desenho da capa do livro, conforme você acha que deveria ser. Comente com a classe sobre o que você pensou ao elaborar sua capa.
15 - Fazer uma árvore com os nós de cada um, fixando num painel.
16-Dramatização da história pelos alunos.
Meu nó
Minha sugestão
Justificativa :
O trabalho com leitura tem como finalidade possibilitar ao estudante ser um usuário competente da escrita e da leitura, buscando capacitá-lo para uma efetiva participação social.
 Para aprender a ler e a escrever, o aluno precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: ele precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem
 Avaliação:
A avaliação dar-se-á no decorrer do projeto, na observação da leitura, da escrita e no envolvimento durante as atividades que serão realizadas.
 Referências:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília,
1997.
http://aprender.unb.br/mod/forum/discuss.php?d=32722
FURNARI, Eva . Nós. Ilustrações Eva Furnari.6ª ed.
São Paulo : Global Editora, 2003.

Aulas sobre esta obra no LINGUAGEM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um tema para projetos publicar!