A QUE VEIO ESTE BLOG?
VEIO PARA DIVULGAR PROJETOS NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS, TEMAS, FORMAS, NECESSIDADES E AFINS, CLARO!
SINTA-SE A VONTADE PARA USUFRUIR DE TUDO QUE FOR ÚTIL PARA SUA AULA.
DIVULGUE, PARTICIPE, COMENTE!
04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Projeto Produção de textos

Produção de texto com uso de tecnologia na perspectiva da Alfabetização e Letramento

2. TÍTULO DO PROJETO: Produzir textos com uso de tecnologia

3. PÚBLICO ALVO: 3º ano do 1º ciclo (8 anos)

4. LOCAL: Escola Municipal Raul Saraiva Ribeiro

5. TEMPO: setembro à novembro

6. PESSOAS ENVOLVIDAS: professoras e alunos

7. OBJETIVOS:
* Alfabetizar, letrar e produzir textos;
* Incentivar o gosto pela leitura;
* Enriquecer o vocabulário dos alunos;
* Ler e escrever gêneros variados;
* Produzir textos de acordo com o tema e gênero escolhidos;
* Possibilitar o contato com diversos gêneros textuais;
* Revisar e intervir no seu próprio texto;
* Ativar os conhecimentos prévios para produzir textos.

8. JUSTIFICATIVA:
Diante da necessidade de se trabalhar a produção de texto de uma forma mais atraente para os alunos, senti a necessidade de utilizar o computador como uma forma de repensar a sala de aula e as estratégias de ensino e aprendizagem. Desse modo, refleti de forma mais aprofundada sobre os aspectos constitutivos de uma prática de alfabetização na perspectiva do letramento com uso de tecnologia. Além disso, a informática se constitui uma grande aliada na escrita, promove aos professores motivação e para as crianças é uma nova forma de aprender.

9. RECURSOS UTILIZADOS:
Sala de informática com 9 computadores conectados a internet, scanner, data- show, livros, jogos, programas,sites e a peça teatral: A Bela e a Fera.

10. AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO:
* Sondagem escrita com o objetivo de saber quais alunos possuem computador, se fazem uso do mesmo e se utilizam a internet;
* Em sala foi feito um estudo com o portador de texto bilhete;
* Os alunos assistiram a peça de teatro a Bela e a Fera;
* Os alunos escreveram um bilhete para a professora relatando sua opinião sobre a peça;
* Publicação dos bilhetes dos alunos no blog;
* A professora apresenta para a turma o livro "Não Confunda" de Eva Furnari utilizando o data-show e o dvd;
* Em casa os alunos pensarão e trazer na próxima aula uma palavra que rima com seu nome;
* Em sala, os educandos escreverão uma adaptação do livro utilizando o seu nome;
* Publicação das estrofes e ilustrações criadas pelos alunos no blog;
*Avaliação dos alunos e das atividades feitas através do mural de recados inserido no blog.
11. CRONOGRAMA:
* 1ª semana: Sondagem;
* 2ª semana: Estudo do portador de texto: bilhete;
* 3ª semana: Assistir a peça teatral "A Bela e a Fera";
* 4ª semana: Produção do bilhete;
* 5ª semana: Leitura do livro "Não Confunda" de Eva Furnari;
* 6ª semana: Produção da adaptação do livro em sala;
* 7ª semana: Produção da adaptação do livro na sala de Informática utilizando o Paint;
* 8ª semana: Publicação no blog das adaptações dos alunos sobre o livro "Não confunda";
* 9ª semana: Avaliação das atividades feitas pelos alunos.
12. AVALIAÇÃO:
A avaliação será processual e contínua durante todo o projeto promovendo, sempre que necessária, uma reformulação do mesmo.
13. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
  • FERREIRO, Emilia. Emilia Ferreiro valoriza as novas tecnologias. Educarede. 2003.
  • GASTALDI, Maria Virgínia. Contextos de alfabetização na era tecnológica. Revista Avisalá. p. 25-34.
  • http://www.educacional.com.br/articulistas/betina_bd.asp?codtexto=texto. Sete motivos para um professor criar um blog.
  • http://www.gruhbas.com.br/. AMARANTE, Cristiane Eugênia. A formação de alunos produtores de texto. p. 23-24.
  • _________ LEITE, Fernado Potenza da Silva. Informática: Ferramenta de apoio ao processo pedagógico. p. 30-31.
  • LEAL, Telma Ferraz, et al. Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica.
  • ROCHA, Jorge. Letramento digital. Revista Presença pedagógica. v. 12. nº 69, p. 70-73, mai/jun 2006.
  • SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. nº 25, p. 5-17, jan/fev/mar/abr. 2004.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um tema para projetos publicar!