A QUE VEIO ESTE BLOG?
VEIO PARA DIVULGAR PROJETOS NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS, TEMAS, FORMAS, NECESSIDADES E AFINS, CLARO!
SINTA-SE A VONTADE PARA USUFRUIR DE TUDO QUE FOR ÚTIL PARA SUA AULA.
DIVULGUE, PARTICIPE, COMENTE!
04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Projeto Moradia

Eixo de trabalho predominante:
Levar o aluno a conhecer diferentes tipos de moradias, relacionando-as aos materiais de que são construídas, bem como aos aspectos econômicos e culturais das construções.
Perceber a moradia como direito do cidadão.

Áreas: Geografia, Artes e Língua Portuguesa

Tema Transversal: Meio Ambiente
Além de abranger  o aspecto arquitetônico, uma pesquisa sobre os diferentes tipos de moradias deve colocar em discussão o modo de vida das pessoas que as  habitam.
 Favelas e outras habitações utilizadas por pessoas de classes sociais menos favorecidas devem fazer parte desse trabalho.
Quanto mais os alunos puderem estabelecer relações entre cultura, moradia, situação econômica, clima, vegetação e outros elementos, maiores serão as chances de eles construírem um olhar para/sobre as paisagens.
• Entrevistar moradores das moradias pesquisadas para saber mais sobre seu modo de vida pode ajudar os alunos a aprofundarem seus conhecimentos.
Para isso você deve elaborar questões junto com eles e socializar as descobertas feitas. (sugestões encontradas no universo virtual, levemente modificadas por  mim).
TEXTOS DE APOIO E PLANOS DE AULA PARA O PROFESSOR:
Professor, antes de iniciar o estudo do tema, teste os seus conhecimentos sobre o mesmo e responda: em que medida eles ultrapassam o conhecimento do senso comum?
Certamente muitos de nós nos surpreenderemos com a resposta.
Antes de promover uma roda de conversa sobre um assunto, o professor tem a obrigação de estudar, de se preparar, a fim de oferecer ao aluno a oportunidade de construir, de ampliar os seus próprios conhecimentos.
Ao pesquisar sobre materiais utilizados na construção das moradias, encontrei na internet esse texto:
Li, gostei e recomendo.
No Cola da Web há um bom volume de infomações sobre moradia.
aponta várias maneiras de se trabalhar com o tema. .
O blog Aprende Minas  sugere 13 atividades excelentes para trabalhar a parlenda A casinha da vovó. Outro endereço muito bom é o Portal Educar Brasil, onde você encontra dois planos de aula  interessantes que exploram a música "A casa" de Vinícius de Morais:http://www.aprendeminas.com/
O  site Aprimora Educacional, também fundamentando-se na  canção A CASA, apresenta atividades diferenciadas sobre o tema moradia. No Portal São Francisco você encontrará um material de pesquisa de uma riqueza ímpar.

Tem muito mais:
Vejam tudo aqui




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um tema para projetos publicar!