A QUE VEIO ESTE BLOG?
VEIO PARA DIVULGAR PROJETOS NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS, TEMAS, FORMAS, NECESSIDADES E AFINS, CLARO!
SINTA-SE A VONTADE PARA USUFRUIR DE TUDO QUE FOR ÚTIL PARA SUA AULA.
DIVULGUE, PARTICIPE, COMENTE!
04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

domingo, 14 de outubro de 2012

Projeto Aprendendo com as diferenças

JUSTIFICATIVA:
Percebendo que os valores estão se perdendo a cada dia com a correria da vida moderna e que isso se reflete diretamente na escola, pensamos nesse projeto com as séries iniciais, onde os alunos participarão de atividades que terão como objetivos o respeito ao outro, a cooperação, o diálogo e a busca pela paz interior.
OBJETIVOS:
Proporcionar momentos de leitura de histórias que relatam sobre as diferenças existentes;
Propiciar atividades e brincadeiras que favoreçam a integração dos alunos, professores e pais;
Entrevistar um membro da família (avô, pais, tios e idosos da comunidade) sobre felizes lembranças de sua infância;
Ilustrar e registrar em forma de listas e textos coletivos as histórias lidas; Escolher, reescrever, dramatizar e apresentar para as demais turmas uma história lida;
Dar um abraço da paz em volta da escola envolvendo os alunos, professores, funcionários e membros da escola;
Perceber e respeitar as diferenças existentes entre nós.
Utilizar o espaço e os recursos do laboratório de informática no desenvolvimento do projeto.
TEMPO DE DURAÇÃO:
1º semestre
ETAPAS:
Levantamento dos conhecimentos prévios;
Pesquisa com os pais e avós sobre brincadeiras cooperativas;
Entrevista com os familiares e membros da comunidade sobre momentos felizes da sua infância;
Leitura de histórias que relatam sobre as diferenças existentes;
Registro e ilustração das histórias lidas;
Brincadeiras que propiciam a integração dos alunos;
Socialização e reflexão das leituras lidas;
Dramatização das histórias lidas; Elaboração de uma poesia;
Votação eletrônica para escolha do desenho criado;
Encerramento com um abraço da paz em volta da escola.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:
Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos através de imagens no laboratório de informática;
Registrar no laboratório de informática utilizando no Word as perguntas que serão feitas aos familiares;
Entrevistar um membro da família e pessoas da comunidade na biblioteca interativa; Registrar a pesquisa utilizando o Power Point no laboratório de informática;
Ler e compartilhar as leituras com os colegas na sala de aula e na BEI;
Ilustrar as histórias lidas no laboratório de informática utilizando o Tux Paint; Fazer listas das histórias lidas na sala de aula;
Fazer reescrita coletiva na sala de aula;
Confecção de uma caixa junto com os pais;
Criar um desenho que represente algumas das diferenças existentes entre os seres humanos, utilizando o Tux Paint;
Participar da votação eletrônica no laboratório de informática para eleger o desenho que será pintado na camiseta;
Pintar a camiseta.

PRODUTO FINAL:
Abraço da paz ao redor da escola

AVALIAÇÃO
Será avaliado:
•Mudança de postura frente as diferenças;
•Habilidades com os aplicativos Word e Power Point e Tux Paint;
•Apropriação da leitura e escrita;
•Ampliação de repertório ( vocabulário) na oralidade;
•Respeito ao outro.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA NO PROJETO
FILME:
Direitos do coração Léo e Albertina
LIVROS:
Um porco vem morar aqui
Um lobo instruído
Ninguem gosta de mim
O apanhador de sonhos
Guilherme Augusto Araújo Fernandes
Kabá Darebu
Mamãe você me ama?
Madalena, uma porquinha executiva
Samanta gorducha vai ao baile das bruxas
O trem da amizade
Vó Naná
A velhinha que dava nome às coisas
As aventuras de Pinocchio
Dito e feito
Balada Irro!
Seu corpo visto de perto!
Maria mijona
Quando mamãe virou um monstro
Você e eu
O catador de pensamentos
Menina bonita do laço de fita
A galinha que sabia nadar
Pedro e Tina
O homem que amava caixas
Patrícia Tico e os lobos maus
O coelhinho insone
O livro do papai
O livro da mamãe
O livro da família
O livro dos sentimentos
Tudo bem ser diferente
O livro da paz
Cuecas e calcinhas – o certo e o errado
Pequenos robôs
Vou ganhar um irmãozinho
SITES

http://www2.uol.com.br/ecokids/dircrian.htm#

 http://www.canalkids.com.br/cidadania/direitos/crianca.htm

http://www.canalkids.com.br/cidadania/genteboa/diferenca.htm

 http://www.canalkids.com.br/cidadania/genteboa/diferenca2.htm 

 http://www.canalkids.com.br/cidadania/direitos/crianca2.htm

 http://www.canalkids.com.br/cidadania/vocesabia/agosto02.htm

Fonte:
http://ensinarnadiversidade.blogspot.com.br/2010/02/projeto-aprendendo-com-as-diferencas.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um tema para projetos publicar!