A QUE VEIO ESTE BLOG?
VEIO PARA DIVULGAR PROJETOS NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS, TEMAS, FORMAS, NECESSIDADES E AFINS, CLARO!
SINTA-SE A VONTADE PARA USUFRUIR DE TUDO QUE FOR ÚTIL PARA SUA AULA.
DIVULGUE, PARTICIPE, COMENTE!
04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Cultura popular: Miscigenação/Diversidade


Projeto Monteiro Lobato

Contos e lendas: ampliando horizontes

DURAÇÃO

Um trimestre

JUSTIFICATIVA:
Entre os vários povos da terra, um traço comum é o gosto pelas histórias.
Parece que todos gostam de inventar, modificar, contar e ouvir histórias.
Nesse contexto, a Escola Villa Lobos se propõem a ampliar
as oportunidades culturais da sua comunidade escolar através do acesso às obras literárias de qualidade.
Com a proposta de trabalhar para a formação de sujeitos críticos, inventivos e comprometidos socialmente, precisamos superar o modelo de escola que vive de atividades caracterizadas por repetições e padronizações rígidas, desenvolvendo nas crianças a curiosidade, a solidariedade e a afetividade.
Desse modo, a convivência e o trabalho com a diversidade,
com textos para leitura de múltiplas origens e com outras formas de expressão, além da linguagem verbal, podem contribuir muito.
O projeto Monteiro Lobato é uma oportunidade para possibilitar uma visão mais abrangente do mundo em que vivem, para constituir alunos que experimentam as infinitas capacidades de criar, imaginar e transformar a realidade em que estão inseridos, vivendo situações em que assumam o papel de leitores.
OBJETIVOS:
- Oportunizar momentos de estímulo à leitura a partir do trabalho com lendas e contos de diferentes povos (indígenas, africanos, chineses, japoneses).
- Promover atividades voltadas à narração de histórias, leitura e escrita em sala de aula, através de situações lúdicas e integradas à comunidade escolar.
- Conhecer diferentes culturas a partir do seu repertório literário, valorizando e respeitando a diversidade entre os povos.
METODOLOGIA:
Levando em consideração as caminhadas metodológicas já vivenciadas pela escola e tendo em mente a concepção de homem que almejamos – livre e responsável, participativo e solidário, consciente de que é agente de transformação de sua realidade na busca de soluções alternativas para uma sociedade democrática e justa – é necessário que se analise e se conheça a realidade para transformá-la, através da coerência entre a prática e a teoria. Implica colocar, na prática de conhecer a realidade, uma teoria de produção de conhecimento enquanto processo social,
coletivo e participativo.
O ponto de partida do processo de construção do conhecimento é a prática social concreta e a realidade em que ela acontece.
A partir da análise dessa prática e da realidade são construídos níveis de compreensão e abstração sobre elas, buscando exercê-las de maneira diferente.
Portanto, é importante trabalhar com desafios, propor tarefas que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e, em certa medida, completá-los. Isso pressupõe uma pedagogia ativa, cooperativa e aberta.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
 CONTOS INDÍGENAS
- Palestra sobre hábitos e costumes dos indígenas
- Lenda do Quero-quero
- Dramatização
- Lenda do Milho
- Feitura da pipoca
- Escultura com argila
- Lenda do Boitatá
- Painéis das lendas
- ARTES: leitura de imagens de obras de tema indígena, aspectos culturais, como o indígena se enfeita, pinturas e desenhos indigenas, pinturas indígenas no corpo.
 CONTOS AFRICANOS
- Localização da África: características físicas, culturais e históricas: (Livros citados com planos de aula no Linguagem)
- Conto: Chuva de Manga
- Construção de histórias em quadrinhos
- Conto: As tranças de Bintou
- Interpretação e ilustração do conto
- Conto: Koumba e o tambor Diambê
- História do tambor e sua importância nas tribos
africanas
- Confecção de tambor
- Músicas africanas
- O negro na nossa sociedade
- Capoeira: histórico e demonstração
- Escravidão no Brasil: Zumbi
- ARTES: aspectos culturais, leitura de imagens de obras de arte africanas, apreciação de paisagens e do povo africano e de estampas africanas. Confecção de indumentárias de TNT ilustradas com estampas africanas.
 CONTOS CHINESES
- Localização da China
- Distância entre Brasil e China
- Lenda: O pote vazio
- Interpretação oral e escrita
- Interpretação dos desenhos
- Confecção de um vaso de flor
- Lenda: Lili e a sogra
- Construção do nome com o alfabeto chinês
- Principais dados da China: pontos turísticos, economia, cultura
- Fotos
- Confecção da bandeira da China
- História do Tangram
- Montagem de figuras com o Tangram
- Culinária: cardápio, biscoito da sorte (degustação e lenda), curiosidades, vídeo
- ARTES: leitura de imagens de desenhos chineses, características do desenho, aspectos culturais, vestimenta, confecção de indumentárias de TNT ilustradas com desenhos chineses.
 CONTOS JAPONESES
- Lendas: O machado de ouro e O deus da pobreza
- Leitura e interpretação
- Localização do Japão
- Curiosidades sobre a cultura japonesa
- Imigração japonesa
- Confecção da bandeira do Japão
- ARTES: aspectos culturais, características do desenho japonês, leitura de imagens e gravuras japonesas, confecção de Kirigami.
 CULMINÂNCIA
- Apresentação dos trabalhos realizados durante o projeto, especialmente, as atividades artísticas sobre as culturas trabalhadas, utilizando diferentes linguagens: cênica, musical, plástica, literária, etc...
Fonte:


Não  consegui atualizar a cor
Coloquei no linguagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um tema para projetos publicar!