A QUE VEIO ESTE BLOG?
VEIO PARA DIVULGAR PROJETOS NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS, TEMAS, FORMAS, NECESSIDADES E AFINS, CLARO!
SINTA-SE A VONTADE PARA USUFRUIR DE TUDO QUE FOR ÚTIL PARA SUA AULA.
DIVULGUE, PARTICIPE, COMENTE!
04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

sábado, 6 de outubro de 2012

A bonequinha preta


Desigualdades socioeconômicas, preconceito e discriminação de pessoas negras estão presentes na sociedade brasileira, prejudicando a sua formação de maneira mais justa e inclusiva, englobando o âmbito escolar.
 Na escola, a história afro-brasileira e africana, tradicionalmente, é retratada com o foco implícito de submissão, exploração, desvalorização do negro, levando o aluno a absorver/valorizar aspec­tos negativos sobre sua etnia, contribuindo para a baixa autoestima, não aceitação e não reconhecimento da sua origem, traços, história e batalha por mudanças na socie­dade, com cobrança de seus direitos e oportunidades.
Diversas pesquisas demonstram que o racismo, em nossa sociedade, constitui, também, ingrediente para o fracasso escolar de alunos.
 Portanto, resgatar e valorizar a história e cultura afro-brasileira e africana é um passo inicial rumo à reparação humanitária para o povo negro brasileiro, pois abre caminho para a nação brasileira adotar medidas para corrigir os danos materiais, físicos e psicológicos resultantes do racismo e de formas conexas de discriminação.
O trabalho com Literatura Infantil, nos trás possibilidades de explorar várias habilidades e competências. Sendo assim, através do livro A Bonequinha Preta pode-se explorar a heterogeneidade na e da escola, como o preconceito racial, buscando, as origens dos participantes, suas descendência, culturas em que estão inseridos, como: comidas típicas, costumes, danças, lendas e religião, não só local, mas também global. Com isso, formar cidadãos críticos e autônomos que participam do processo social, conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo.

Principais Objetivos:
Combater e prevenir o bulying racial nos diversos espaços da escola;
Pesquisar as diferentes culturas presente na comunidade escolar;
Trabalhar a interação família - escola;
Possibilitar a construção de valorização da cultura africana e a brasileira, buscando uma verdadeira identidade cultural;
Estimular a formação de opiniões, atitudes e valores que desenvolvem os cidadãos críticos e éticos para a consciência étnico-racial;
Trabalhar a autoestima no educando, para que este possa relacionar-se com os seus pares;
Fomentar no educador, a postura, a ética, a educação e a construção de uma autoestima positiva;
Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos e cuidado com a própria saúde e bem-estar;
Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e seus pares, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
Valorizar ações de cooperação, respeito e solidariedade.

Desenvolvimento /Sugestões de Atividades
A hora do conto - O primeiro contato com o livro é o momento no qual as crianças observarão sua capa, lerão o título, falarão tudo o que elas percebem e criarão hipóteses para a história, é uma etapa importante, pois será responsável por gerar expectativas e atenção para aquilo que será contado.
Ao contar a história é importante estimular as crianças a observarem as ilustrações e lançar reflexões sobre cada página.
Durante a leitura é essencial destacar os sentimentos nos quais os personagens estão envolvidos, pois toda ação que realizamos tem como base nossos sentimentos. Desde a infância, é importante que as crianças criem essa consciência: conseguindo identificar que sentimento está estimulando determinada ação, é mais fácil compreender se estamos agindo bem ou mal.
Interpretando - Hora de conversar sobre o livro. O que os alunos acharam da história?
Ao final do conto procure saber dos alunos o que mais gostaram, o que não gostaram, se mudariam algo na história, o que aprenderam com ela, etc. É o início do trabalho com algumas questões relacionadas a valores, amor, egoísmo, respeito ao próximo,amizade,etc.
Surpresa - Ao término da história apresente a bonequinha preta às crianças afirmando que é a mais nova amiga da classe. Permita que segurem-na, acarinhem-na e brinquem com ela.
O desafio - A nova amiga acompanhará a classe em todas as atividades durante o ano e, em cada final de semana, irá para casa de uma criança.
União escola-família - Os pais devidamente informados do projeto deverão comprometer-se de registrar por escrito e através de fotos e desenhos como foi o fim de semana com a nova amiga. Nas segundas-feiras durante a roda de conversas cada um deve apresentar os registros ao grupo.
Conhecendo a autora - Propor que todos pesquisem sobre a vida da autora do livro: Alaíde Lisboa de Oliveira. O(a) professor(a) também deve pesquisar. Construir um cartaz com as descobertas.
A família da boneca - Propor a construção de bonecos e bonecas pretas utilizando materiais diversos. As famílias dos alunos, se engajadas no projeto, poderão ajudar.
Montar uma exposição com todos os bonecos e elaborar textos coletivos contando a vida de cada um dos personagens criados.
Mil e uma artes - Explorar bonecos de massa, pintura, recorte, colagem, desenho, e tudo mais relacionado à história.
Listas e registros - Listar as principais falas dos alunos e registrar com fotos e filmagem cada passo do projeto.
Ampliando possibilidades - Organizar dia de brincadeira com a bonequinha preta e outros brinquedos construídos e levados pelas crianças. Oportunizar integração do grupo e momentos afetivos de descobertas.
Apresentar outras histórias com a mesma temática, como: O menino marrom – de Ziraldo e Menina bonita do laço de fita – de Ana Maria Machado.
O PAPEL DO PROFESSOR
Vygotsky sustenta que todo conhecimento é construído socialmente, no âmbito das relações humanas. Essa teoria tem por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada, histórico-social. Este processo, se dá na relação com outro, nas trocas onde o professor aperfeiçoando sua prática constrói, consolida, fortalece e enriquece seu aprendizado. Por isso é importante ver a pessoa do professor valorizar o saber de sua experiência. Neste sentido, NÓVOA (1997) afirma que a troca de experiências e a partilha de saberes consolidam espaços de formação mútua, nos quais cada professor é chamado a desempenhar, simultaneamente, o papel de formador e de formando. Assim, o papel do professor é de fundamental importância para a criança ao iniciar a Educação infantil, esta criança está na idade de vivenciar o processo de socialização e estabelecer amizades.
Ao término do projeto os alunos deverão ser capazes de:
  • Entender o que é o preconceito e suas raízes nas convicções e sentimentos do ser;
  • Compreender porque devemos respeitar as diferenças;
  • Compreender que as diferenças são importantes, porque cada ser exerce um papel fundamental para a vida de todos.

Vejam mais no Linguagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um tema para projetos publicar!