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04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Projeto Eleições


Justificativa:
       Estamos em ano de eleições. Será que você  sabe o que fazem aqueles políticos que querem o voto dos eleitores?
       Desde cedo devemos nos preocupar com os problemas do nosso país, do nosso estado, do nosso município e do nosso bairro.
       Que tal organizarmos ema eleição para entendermos a importância do processo de eleições? Conhecermos as propostas dos candidatos a prefeito e vereadores deste município?
       O voto, desde modo se faz instrumento de transformação social, onde os eleitos estarão nos representando.
Devemos cobrar deles atitudes honestas que beneficiam a toda sociedade.
        Você irá aprender sobre a importância do voto e também, escolher um candidato para representar nossos interesses.
        Vamos participar?
Objetivos:
  • Desenvolver a cidadania;
  • Compreender seus direitos e obrigações;
  • Compreender características fundamentais das eleições, constituindo a noção de identidade nacional;
  • Questionar a realidade;
  • Construir o conceito de democracia, eleição, voto, título de eleitor;
  • Identificar os candidatos, seus partidos políticos e siglas.
Metodologia:
  • Pesquisar e explicar o processo de eleição no Brasil;
  • Analisar propagandas e programas eleitorais;
  • Desenvolver um processo de eleição em sala de aula.
Atividades:
Cada grupo de alunos deverá:
  • Escolher um dos candidatos à prefeito para estudar;
  • Pesquisar quem é esse político e o que ele pretende fazer  (uma proposta de governo com sugestões e      medidas que poderão ser tomadas para minimizar problemas do município;
  • Descobrir qual o slogan da campanha;
  • Detalhar as prioridades do sue governa (saúde, educação, meio ambiente);
  • Justificar por que devem votar no seu candidato;
  • Conhecer as funções dos prefeitos e vereadores;
  • Organizar debates com os alunos, onde cada candidato terá oportunidade de esclarecer suas propostas;
  • Confeccionar título de eleitor;
  • Promover um concurso de charges sobre as eleições;
  • Organizar o dia da eleição (mesário, apuradores, local da votação e apuração, horário, fiscal de boca de urna);
  • Apurar os votos dos candidatos;
  • Divulgar a apuração e realizar uma cerimônia de posse do prefeito eleito.
O que pode ser trabalhado com este projeto:
  • Língua portuguesa – leitura e escrita informal; elaboração de discurso; produção de textos;
  • Artes – confecção de cartazes, faixas para a campanha, urna, botons, cédula eleitoral, título de eleitor;
  •  Historia – historia das eleições, estudo dos três poderes;
  •  Ciências – poluição sonora e visual;
  •  Geografia – trânsito, meios de comunicação;
  •  Matemática – números dos candidatos, de eleitores e de vagas; horário dos programas eleitorais; data e horário das eleições.
  • Promover um concurso de charges sobre as eleições;
  • Organizar o dia da eleição (mesário, apuradores, local da votação e apuração, horário, fiscal de boca de urna);
  • Apurar os votos dos candidatos;
  • Divulgar a apuração e realizar uma cerimônia de posse do prefeito eleito.
O que pode ser trabalhado com este projeto:
  • Língua portuguesa – leitura e escrita informal; elaboração de discurso; produção de textos;
  • Artes – confecção de cartazes, faixas para a campanha, urna, botons, cédula eleitoral, título de eleitor;
  •  Historia – historia das eleições, estudo dos três poderes;
  •  Ciências – poluição sonora e visual;
  •  Geografia – trânsito, meios de comunicação;
  •  Matemática – números dos candidatos, de eleitores e de vagas; horário dos programas eleitorais; data e horário das eleições.


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