A QUE VEIO ESTE BLOG?
VEIO PARA DIVULGAR PROJETOS NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS, TEMAS, FORMAS, NECESSIDADES E AFINS, CLARO!
SINTA-SE A VONTADE PARA USUFRUIR DE TUDO QUE FOR ÚTIL PARA SUA AULA.
DIVULGUE, PARTICIPE, COMENTE!
04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.
Glitter Photos

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Projeto: Cativar e criar é só começar


Disciplinas envolvidas: Português, Arte, Redação e Literatura
Área âncora: leitura do livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal,
para saberdes como deveis responder a cada um.
Colossenses, 4.6
 Apresentação
Esse projeto de leitura e aprimoramento das virtudes tem como apoio o livro de Saint-Exupéry, que nos fala ao coração, motivando uma reflexão de nossos valores e de como absorvê-los de forma lúdica e facilitadora. Para o nosso trabalho é importante ler, refletir, analisar e comparar nossas atitudes em relação ao outro e interagir com todos.
Objetivo gerador
Ter sonhos significa estar vivo. Imaginar é uma habilidade que deve ser alimentada na infância e principalmente na adolescência, pois na passagem da primeira para a segunda o aluno muitas vezes deixa de fantasiar. A falta de imaginação pode representar uma dificuldade para ele enfrentar sua realidade, conduzindo-o a um mau caminho, como o das drogas. É necessário criar oportunidades para a continuidade dos sonhos. A imaginação de hoje é a criatividade do amanhã. O sonho de hoje é a solução de um problema do amanhã.
A gente só conhece bem as coisas que cativou. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas. Mas, como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!
Antoine de Saint-Exupéry
Objetivos
  • Desenvolver a imaginação criadora;
  • Desenvolver habilidades de raciocínio;
  • Transformar o aprendizado em ato prazeroso, significativo e útil;
  • Estimular a atenção, a concentração e a memória;
  • Desenvolver relações espaciais;
  • Estimular a expressão e a comunicação;
  • Incentivar à prática de virtudes;
  • Refletir sobre a prática de pensar, olhar o outro e interagir com o próximo.
Atitudes
  • Apreciar e ler vários tipos de literatura;
  • Considerar a leitura como patrimônio cultural;
  • Respeitar os diferentes tipos de literatura (gêneros e nacionalidades);
  • Adotar atitude de repúdio à discriminação;
  • Preocupar-se com a própria produção e valorizar a dos colegas;
  • Trocar ideias e experiências;
  • Reconhecer e valorizar todas as formas de transmissão de conhecimento;
  • Valorizar as palavras e ações ditas para o bem comum.
Atividades
  • Os alunos leem o livro e assistem ao filme O Pequeno Príncipe no decorrer do semestre. Em seguida, realizam um debate em sala de aula, refletindo sobre atitudes e valores que norteiam essa obra de Saint Exupéry.
  • Esperando que os alunos se interessem por novas leituras e adquiram o hábito de ler, estimule-os a ler um livro por semana, variando gênero, tema e autor.
  • Reserve um caderno para escrever informações sobre todos os livros, como título, autor, gênero e sugestões de atividades para ele: resenha, reescrita do início de maneira diferente, destaque de frases marcantes, crítica, carta para o autor, interpretação de um fato, caracterização de personagens e identificação com eles...
  • Reúna os alunos que leram o mesmo título para discutir sobre ele, trocar ideias e escrever considerações sobre a obra. Procure também trabalhar alguns aspectos gramaticais em cada obra.
Esse projeto é dedicado a todas as pessoas grandes que um dia foram crianças e souberam sonhar. Que o sonho se torne realidade e que juntos façamos acontecer um futuro melhor, recheado de virtudes.
Avaliação
O desenvolvimento do projeto deve ser avaliado em diversas instâncias:
  • Avaliação contínua do desenvolvimento do aluno pelo professor;
  • Avaliação do processo coletivo;
  • Autoavaliação do aluno;
  • Avaliação contínua de cada atividade;
  • Diário de observações gerais.
Culminância
Ao final do projeto, os alunos expõem seus trabalhos na Feira da Criatividade, evento cultural de divulgação dos livros que foram livros lidos por eles nesse projeto. Para isso, eles produzirão cartazes e jornais com informações sobre as obras. É interessante promover no evento uma campanha de arrecadação de livros usados, a serem doados para crianças carentes.

Um país se faz com homens e com livros.
Monteiro Lobato
 
Autores do Projeto: Maria Cristina Lobo e Silva Neto

Vejam postagens sobre esta obra no Linguagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um tema para projetos publicar!

Mais sugestões...

2leep.com