A QUE VEIO ESTE BLOG?
VEIO PARA DIVULGAR PROJETOS NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS, TEMAS, FORMAS, NECESSIDADES E AFINS, CLARO!
SINTA-SE A VONTADE PARA USUFRUIR DE TUDO QUE FOR ÚTIL PARA SUA AULA.
DIVULGUE, PARTICIPE, COMENTE!
04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

sábado, 14 de julho de 2012

Projeto :Vovó Marieta



De acordo com o que temos observado na mídia , nas pesquisas...o século XXI está sendo chamado pelos estudiosos das questões relativas à velhice e ao envelhecimento humano, de “O século dos velhos”, como o século XX o foi das crianças.A velhice como experiência vital humana está cada vez mais ampliada e o processo de envelhecimento se tornou um objeto de estudo sério, que deve ser trabalhado com as crianças. Pensando em atividades educativas é nítido a necessidade de conscientizarmos nos alunos sobre a necessidade das pessoas mais velhas.
Atividade proposta: Projeto Vovó Marieta
O objetivo é que os alunos recebam informações e discutam questões sobre o envelhecimento, sobre a importância dos idosos para a sociedade. Violência contra idosos, relações entre gerações e o Estatuto do Idoso são alguns dos temas a serem abordados nas aulas para incentivar a conscientização sobre o envelhecimento, no espaço escolar e nos ambientes familiar e comunitário .É extremamente importante que as crianças e adolescentes aprendam a valorizar a Terceira-Idade, saibam sobre a importância dos idosos para a sociedade. Na escola este aprendizado pode ser estimulado, assim como em casa, com os pais ou responsáveis.
I) Justificativa:
A produção de projetos, especialmente elaborados para atender às necessidades extra-curriculares, estimular nossos estudantes a terem prazer em aprender e auxiliar a escola a realizar mais uma de suas funções: o compromisso com a construção da cidadania.
Esse trabalho social tem a preocupação com o tema norteador “Aprimorando a Cidadania”.
Nossa missão vai além de transformar informação em conhecimentos, cabe a nós responsabilidades tão importantes quanto essa. Devemos oferecer uma sólida formação de cidadãos éticos e co-responsáveis com o futuro.
II) Objetivos:
Conhecer o estatuto do idoso
Desenvolver o espírito crítico;
Aprender a conviver com o diferente;
Conhecer e vivenciar valores éticos necessários para uma boa convivência social;
Envolver a comunidade escolar para colocar em prática novas atitudes em relação às pessoas idosas;
Praticar a cidadania e a busca do bem comum.

III) Recursos:
Humanos: estudantes, professores, orientadoras educacionais, coordenadora pedagógica, funcionários e diretora;
Materiais e financeiros: doações voluntárias e participação de toda comunidade escolar.
IV) Desenvolvimento:
Para aprender, os estudantes precisam vivenciar e incorporar os valores, não basta só ouvir e falar, é necessário praticar e promover a cidadania.
O trabalho relativo à formação de valores deverá ser realizado nas salas de aula pelos professores, redação, artes e outros, através de atividades dinâmicas e criativas.
Promover um trabalho de escrita e revisão sobre o tema: “O papel do idoso na sociedade brasileira” após uma leitura compartilhada da historia abaixo.

Marieta Quer Falar ( Paes, Ducarmo)
Vejam sobre este livro no Linguagem: Literatura
A alegria das crianças era o momento da contação de histórias da vovó. Um dia, a vovó resolve criar uma história diferente. E de um baú de retalhos nasce Marieta, uma boneca de pano. Marieta ganha vida e conquista o coração das crianças, alimentado pelo mundo do Era uma vez...
Será trabalhado, também o Estatuto do Idoso em forma de debate e conscientização ao longo de todo o projeto.
1) Fraternidade: Respeito :Zelo: Humildade e Tolerância: Responsabilidade:
• Conversa informal e debate sobre como devemos tratar os idosos;
• Registro escrito e desenhos de atitudes positivas em relação aos idosos;
• Leitura e debate de textos relacionado ao tema;
• Filmes e/ou documentários.
• Comentário da dinâmica sobre a importância de ver a própria imagem refletida no espelho e relacionada às qualidades supracitadas (a dinâmica pode ser outra, escolhida pelo professor);
• História relacionada ao valor “respeito”, direcionar os comentários com perguntas relativas à história;
• Ênfase ao “respeito” próprio. O estudante poderá participar, falando ou escrevendo, duas qualidades;
• Auto-retrato: eu sou assim..., o que eu gosto em mim e o que eu não gosto em mim;
• Conversa sobre atitudes de respeito em casa e principalmente com os idosos;
• Para trabalhar o respeito no ambiente escolar pedir aos estudantes que citem fatos onde eles perceberam falta de respeito (evitar questões anti-éticas que envolvam membros da escola);
• Conversa sobre as normas de boa convivência e as palavras que usamos para demonstrar educação e cordialidade. Fazer faixas escritas com: Por favor, Obrigada, Com licença, Bom dia etc, ilustradas pelos estudantes. Colocá-las no mural da sala;
• Trabalho com letras de músicas e poemas sobre “respeito”.
• Conversa sobre as normas de boa convivência e as palavras que usamos para demonstrar educação e cordialidade. Fazer faixas escritas com: Por favor, Obrigada, Com licença, Bom dia etc, ilustradas pelos estudantes. Colocá-las no mural da sala;.
• Dirija perguntas: de que maneiras podemos promover atitudes do bem? Como você se sente quando ajuda alguém? O que acontece quando ajudamos alguém?
• Comentário sobre os tipos de amor: materno, fraterno e outros.

• Trabalhar com uma parábola, sugestão: Bom Samaritano, ou uma fábula, onde a humildade esteja presente;
• Qual é a real responsabilidade da sociedade com os idosos?
Poderão ser trabalhados também outras virtudes, tais como: cooperação, união e honestidade utilizando-se os mesmos recursos das virtudes anteriores: histórias, músicas e troca de informações.
Todas as atividades são ideias que poderão ser adaptadas de acordo com cada ano/série e turma e/ou professor(a).
Desenvolver atividades sociológicas, montando biografias, levantamento de dados, árvores genealógicas e desenvolvimento de propostas de soluções para o problema dos idosos no município... Estado...
V) Recursos:
• Livros;
• Parábolas e textos de incentivação;
• Som e cd’s;
• Portal JK;
• Materiais diversos: cartolinas, cola, tesoura etc;
• Doações diversas.
VI) Avaliação:
Avaliar é função inerente da atividade humana, do cotidiano e da dinâmica educacional.
A cada “virtude” trabalhada serão observadas as mudanças de atitudes nos estudantes e servirá para que estes se auto-avaliem enquanto cidadãos.
Analisar a participação efetiva dos estudantes no Projeto Social – Dia do Idoso, promovendo amplo exercício de cidadania no ambiente escolar e fora dele. Somente assim se chega ao objetivo final, coletivo: A justiça em seu sentido mais amplo, ou seja, o bem comum.

VII) Expectativas e conclusão:
Esperamos com este trabalho motivar nossos estudantes sobre a necessidade de estarmos mais próximos, convivendo e respeitando o outro.
Educar é relativizar o eu humano; é um processo de abertura para o outro.
Nessa perspectiva, nossos jovens repensarão suas atitudes, de forma livre e responsável, autônoma e solidária, competente e produtiva.
Exercitar a convivência com as adversidades, desenvolver trabalhos voluntários e colaborativos, aprender a ser solidário, tornar capaz de reelaborar e construir o seu próprio projeto de vida.


“A velhice só começa quando se perde o interesse”. – Jean Rostandhttp://educacao-ale.blogspot.com.br/2009/07/projeto-vovo-marieta.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um tema para projetos publicar!