A QUE VEIO ESTE BLOG?
VEIO PARA DIVULGAR PROJETOS NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS, TEMAS, FORMAS, NECESSIDADES E AFINS, CLARO!
SINTA-SE A VONTADE PARA USUFRUIR DE TUDO QUE FOR ÚTIL PARA SUA AULA.
DIVULGUE, PARTICIPE, COMENTE!
04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

sábado, 30 de junho de 2012

Projeto:Histórias em quadrinhos


Super-heróis e bichos que falam têm encantado crianças de todos os tempos, no mundo inteiro.
Em contos de fadas, fábulas, lendas, histórias em quadrinhos, etc., essas personagens vivem incríveis aventuras, criadas pelos povos através dos tempos, na tentativa não só de explicar o mundo em que vivemos, mas também de nos divertir, nos emocionar, nos ensinar e, às vezes até nos aterrorizar.
Algumas dessas histórias despertam um interesse momentâneo e passageiro, mas muitas, muitas delas ficam em nós para sempre.
Este projeto sobre História em Quadrinhos propicia o desenvolvimento intelectual e artístico.
E é por meio deste que o aluno pode mostrar sua capacidade de interpretar, analisar e produzir textos.
O aluno pode mostrar a história como ela é ou a visão do autor e a sua versão da obra re-contada de forma as criar uma situação de aprendizagem conectada com os valores dos meios sócio-culturais.
Objetivos
Alguns alunos pouco conhecem das Histórias em Quadrinhos.                                                          
Através da leitura de livros da biblioteca da escola que contenham essas histórias - primeiramente povoar a imaginação infantil com seus personagens e depois fazer com que cada aluno crie sua HQ, baseado em um dos gibis lidos e chegue ao ápice do seu entendimento demonstrando, através de exposição ilustrada de  seu trabalho.                                                                                                                                                      .
            Fazer com que o aluno também aprenda a apreciar, desfrutar, valorizar e julgar os bens artísticos de vários cartunistas.
E também ao final do curso o aluno do ensino fundamental seja capaz de expressar-se, comunicar-se, articulando a percepção, emoção, sensibilidade e reflexão ao fruir produções artísticas, interagir com materiais e instrumentos, respeitar e observar seu patrimônio cultural.
Espera-se assim, que desenvolvam o gosto e o senso crítico pela leitura e escrita através de História em Quadrinhos. Esse estímulo desenvolverá a reflexão sobre a sua realidade ao recontar os cartoons escolhidos, colaborando assim, com a formação do caráter e respeito mútuos.
1-     Deseja-se que os alunos leiam diferentes Histórias em quadrinhos para observar os elementos que a estruturam e o ponto de vista dos cartunistas, depreendendo o lido, para assim expor sua visão de mundo.
2-     Escolher uma HQ do seu agrado, reescrevê-la do seu ponto de vista ou do ponto de vista de um dos personagens, criando o diálogo entre estes. Podem acrescentar fatos e informações, dando assim, asas a sua imaginação.
3-     Criar um Gibi e ilustrá-lo ao seu gosto.

Desenvolvimento da atividade

1-     O professor fará uma breve explicação sobre o que é o Gênero textual História em Quadrinhos e citará os mais conhecidos, mostrará através do retroprojetor, como criar e montar uma revista de HQ, a exemplo do quadrinho da Magali, personagem da turma da Mônica feito por Maurício de Souza.
2-     Todos os alunos pesquisarão sobre o surgimento das histórias em quadrinhos e visitarão os sites: www.decomics.com – histórias de vários super-heróis, como Batmam e super-Homem, e informações sobre edições passadas; www.tintin.be –tem todas as aventuras do repórter e informações sobre a vida do seu autor, o belga Hergé; www.hipno.com e www.eden.com - quadrinhos virtuais como o Tôo Much Coffee Man,  www.marvel.com – endereço de heróis como o Homem-Aranha. Traz histórias de outros personagens da Marvel.
3-     Dividirá a classe em duplas e dividirá uma Revista em Quadrinhos, se possível, para cada uma.
4-     As duplas farão um rodízio de Revistinhas, para que todos leiam o maior número possível de Gibis.
5-     Cada dupla escolherá o Gibi com o qual quer trabalhar sobre o que será sua história e dirá para a classe.
6-     Os dois componentes da dupla elaborarão juntos um texto narrativo com diálogo, a partir da historinha lida que será escrito numa folha de papel almaço. Poderão ser acrescentados fatos, personagens, de acordo com o gosto e a criatividade dos alunos.
7-     O professor corrigirá o texto e depois, deverá ser passado em folhas de papel sulfite em formato de livrinho. As ilustrações serão feitas de acordo com a vontade da dupla.
8-     Os alunos pesquisarão sobres cartunistas das obras escolhidas.
9-     Os alunos “publicarão” o livrinho de historinhas produzidas, montando uma exposição em um local da escola. Distribuirão o material produzido e pesquisado em mesas, paredes, murais ou varais, de forma a facilitar sua leitura e apreciação.
10- Instalarão num dos cantos do local vídeo e televisão e apresentarão filmes baseados em Histórias em Quadrinhos como: O Quarteto Fantástico, Speed Racer, e outros.
11- Convidarão um cartunista da sua região para se apresentar no dia da culminância do projeto: Rildo Brasil
12- Farão uma ampla divulgação da exposição, convidando pais, colegas, professores, familiares e amigos para visitá-la.

Sugestões interdisciplinares
O (A) professor (a) de Artes poderá ajudar na composição gráfica dos personagens, na escolha das cores, e nas representações das expressões faciais de cada personagem.

Avaliação
Será avaliada a criatividade, a sociabilidade, desenvoltura e o empenho dos alunos para com as Histórias em quadrinhos

Peço desculpas pela formatação irregular. O texto original tem cores diferentes e fontes diversas.

Fonte: Blog Raika Barreto

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um tema para projetos publicar!