A QUE VEIO ESTE BLOG?
VEIO PARA DIVULGAR PROJETOS NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS, TEMAS, FORMAS, NECESSIDADES E AFINS, CLARO!
SINTA-SE A VONTADE PARA USUFRUIR DE TUDO QUE FOR ÚTIL PARA SUA AULA.
DIVULGUE, PARTICIPE, COMENTE!
04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Projeto Arte na escola



FAZENDO ARTE NA ESCOLA: SOU CRIANÇA, SOU ARTISTA

JUSTIFICATIVA
            O mundo é repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas nesta fase da infância. A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. A arte faz parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma.
            No processo de aprendizagem em Artes Visuais, a criança exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas. Ela traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com materiais e sentimentos. A criação é exclusividade das crianças, mas cabe ao professor alimentar esse percurso de forma intencional, oferecendo propostas e experiências variadas.

OBJETIVOS GERAIS
            De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil do MEC e a Proposta Pedagógica de Educação Infantil de Fortaleza, o trabalho com Artes Visuais tem como objetivos:
·        ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
·        comunicar e expressar pensamentos e sentimentos por meio de todas as expressões das artes visuais: colagem, pintura, desenho e escultura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·        Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
·        Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (especificamente nacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
·        Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
·        Identificar e utilizar os materiais, instrumentos e técnicas relacionadas com as atividades artísticas;
·        Observar, apreciar e fazer a releitura das produções artísticas de artistas brasileiros;
·        Contextualizar algumas obras, conhecendo sobre a vida dos artistas, sua época e local onde viveram.

CONTEÚDOS
·        Espaço, superfície, volume, linha, textura, forma, cor, luminosidade e ponto;
·        Coordenação motora ampla e fina;
·        Expressão oral e escrita;
·        Vida e obra de artistas brasileiros.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
            Para facilitar o trabalho nesta área, faz-se necessário contextualizar a proposta de trabalho para as artes visuais. No Brasil, Ana Mae Barbosa formulou a metodologia da proposta triangular. Ela mostrou que o professor deveria usar o seguinte tripé em classe: o fazer artístico, a história da arte e a leitura de obras. O ensino atualmente evoluiu a partir dessas idéias e, hoje usamos a apreciação artística, a reflexão (contextualização e releitura das obras estudadas) e a produção artística.

1. APRECIAÇÃO E REFLEXÃO
Este bloco tem como objetivo a ampliação da capacidade de percepção e sensibilização de imagens. O foco desse projeto é conhecer a vida e a obra de artistas plásticos brasileiros que contribuíram e contribuem para a construção da história da arte no Brasil. Dentre eles estão: Tarsila do Amaral, Aldemir Martins, Chico da Silva, Anita Malfatti, Vik Muniz, Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Takashi Fukushima, Gustavo Rosa, Alfredo Volpi, Romero Brito e representantes da Arte Näif. Cada turma estudará um dentre estes para aprofundar os conhecimentos a respeito de sua história e de suas obras.
A professora deve planejar momentos de produção de releituras das obras do artista estudado, ou seja, a criança produz a obra do artista sob a sua ótica e não uma mera cópia da obra apreciada; e momentos em que haja a apreciação das produções das próprias crianças. Deve deixar que elas falem sobre suas criações e escutem os comentários dos colegas.
Para uma apreciação livre a professora pode fazer perguntas do tipo:
·        Do que você mais gostou?
·        Como o artista conseguiu estas cores?
·        Que instrumentos e meios ele usou?
·        O que você acha que foi mais difícil para o artista fazer?
·        Que cores foram utilizadas?

            É essencial contextualizar as apreciações, dando informações sobre a biografia do autor, falando sobre outras obras de sua autoria e evidenciando características. As informações devem ser simplificadas ou aprofundadas conforme o interesse e as possibilidades do grupo. Esses são links onde a professora encontrará farto material sobre os artistas brasileiros:


  2. PRODUÇÃO- O fazer artístico:
sub-tema: Colagem
                         sub-tema: Pintura
                                      sub-tema: Escultura
                                     sub-tema: Desenho

Neste bloco estão os conteúdos que se relacionam com o fazer artístico, organizados de acordo com as diferentes modalidades e procedimentos no uso de materiais como lápis, pinceis, tintas, papeis, cola etc. A professora poderá utilizar os conhecimentos adquiridos no Bloco 1 do projeto com relação ao artista plástico escolhido para a sua sala e utilizando as diversas técnicas fazer releituras das obras do autor. Ao planejar as atividades, é preciso considerar as habilidades motoras de cada faixa etária e trabalhar com as crianças os cuidados necessários com os outros e consigo mesmas no uso desses materiais.
·        Colagem: Para fazer colagem, é preciso trabalhar em duas fases: a coleta, na qual se escolhe o material a ser colado; e a composição, na qual se escolhe o,lugar apropriado para colar os papeis ou objetos, procurando compor as formas entre si.
·        Pintura: Os trabalhos iniciais de pintura devem desenvolver a sensibilização da criança com a tinta e para isso podemos dispensar os pinceis e outros instrumentos e usar as partes do corpo como as mãos ou os pés.
DICAS:
1. As crianças podem se envolvidas no preparo das tintas. Podem misturar cores ou experimentar consistências.          
2. Não se deve nunca fazer por uma criança o que ela pode fazer por si só;
3. As pinturas realizadas em grupo favorecem a socialização e é uma boa opção para o trabalho com crianças menores.
·        Escultura: A construção se caracteriza pela utilização de estruturas tridimensionais e trabalha com a montagem, desmontagem, equilíbrio e desenvolvimento da coordenação visual e motora. Os elementos visuais importantes para um trabalho de construção são: formato, tamanho, cor e textura.
·        Desenho: É no desenho que a criança tem contato com a sua primeira escrita.

     
Alguns links importantes:

PRODUTO FINAL E CULMINÂNCIA
            Será organizada uma exposição com os trabalhos produzidos durante o projeto em cada sala de aula com visitação aberta aos pais e alunos de outras turmas, em fevereiro (data a combinar posteriormente). Cada sala será uma galeria de arte com obras das crianças a partir das obras do artista escolhido para a turma e obras inéditas das próprias crianças.

AVALIAÇÃO
            Será feita através de observação sistemática e direta da criança, agindo como mediadora de suas conquistas considerando a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pela criança e através de registro para elaboração do relatório individual de cada criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um tema para projetos publicar!