A QUE VEIO ESTE BLOG?
VEIO PARA DIVULGAR PROJETOS NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS, TEMAS, FORMAS, NECESSIDADES E AFINS, CLARO!
SINTA-SE A VONTADE PARA USUFRUIR DE TUDO QUE FOR ÚTIL PARA SUA AULA.
DIVULGUE, PARTICIPE, COMENTE!
04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Projeto:Linguagem e informática

 

A pluralidade da linguagem e a informática no ambiente escolar


JUSTIFICATIVA:
Um dos maiores desafios e dificuldades do professor na época atual á trabalhar em sala de aula explorando a expressão do aluno, sua criticidade, seu pensar, agir, inclusive seu linguajar, e ainda abordar as questões tecnológicas, enfim respeitar o aluno para que seja respeitado e atualizado.
É profunda e complexa a análise da dificuldade evidenciada pelos professores; entretanto, pode-se citar como exemplo, a fobia que se tem com relação à Informática, e ramificando ainda para a Informática Educativa.
Visando abordar diferentes ângulos de leitura, conduzir um novo caminhar voltado para a utilização do computador, não como diversão, mas como uma ferramenta no processo de construção do conhecimento, tanto na escola, como em casa, enfim… no nosso dia-a-dia, e em busca da valorização do nosso patriotismo, expressão corporal, linguagem gestual, verbal, etc… despertar a sensibilidade para a música, difundir a poesia, a ilustração, a liberdade de expressão é que surgiu a idéia dessa monografia.
É demonstrando a amplitude do universo da leitura, relacionando-o com a informática de forma clara, objetiva, acessível, dinâmica, criativa, inovadora, espontânea e prazerosa que tem se ramificando a prática pedagógica de todos nós. Pois educar o homem, como já havia sido abordado, é a tarefa que inclui a conscientização de mundo como um todo para que as partes não percam seu sentido. Assim faz-se necessário uma visão holística a sensibilidade no pensar, no falar, no agir, no olhar, no ouvir, enfim no ato de expressar-se.
OBJETIVOS GERAIS:
  -Avaliar a importância da linguagem e da Informática, enquanto espaço irradiador de expressões;
 - Desenvolver a criatividade, a criticidade do aluno, diante das diferentes formas de Leitura e o computador      como um mediador nesta questão.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Explorar o senso crítico, tanto do educador, como também o do aluno;
-Promover momentos de reflexão sobre as diversas linguagens e a Informática;
-Proporcionar momentos de troca e valorização das experiências em leitura a partir das diferentes linguagens;
-Estimular o olhar para as questões culturais, sociais, políticas, ambientais co-relacionando-as ao avanço tecnológico;
- Viabilizar a utilização da Informática como ferramenta pedagógica para a sala de aula.
PROCEDIMENTOS:
A pesquisa será realizada através de investigações, de coletas de dados, entrevistas, fóruns de discussão pertinentes ao assunto, pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, etc.
A fonte de pesquisa estará voltada para revistas, jornais, artigos, vídeos, palestras, Internet.
Alguns obstáculos poderão ser detectados por conta de divergência de opiniões, por falta de esclarecimento no tocante a Informática Educativa, porém a pesquisa será feita de maneira minuciosa e detalhada para sanar qualquer tipo de dúvida.
1º passo: Pesquisa prévia do assunto em revistas, jornais, livros, na Internet;
2º passo: Criação de uma homepage abordando a linguagem e a Informática. O conteúdo dessa homepage será a contribuição dos visitantes, mediante listas de discussão e chats;
3º passo: Coleta de dados de público “diferentes”, tais como: pais, alunos, professores, diretores, etc… Essa coleta terá sempre o objetivo de nivelar opiniões pertinentes ao tema da monografia;
4º passo: Reunião de pesquisas, opiniões via Internet e coleta de dados, formulação da monografia.

BIBLIOGRAFIA:
RIZZO, Sérgio. Mal traçadas linhas. Educação, São Paulo: Segmento, nº 240, p. 40-51, 2001.
VALENTE, José Armando. Logo: computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.
COSTA, Sandra. A máquina das crianças: repensando a escola na era da Informática. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1994.
PIERRE, Levy. A Tecnologia da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/projeto-de-pesquisa-a-pluralidade-da-linguagem-e-a-informatica-no-ambiente-escolar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um tema para projetos publicar!