A QUE VEIO ESTE BLOG?
VEIO PARA DIVULGAR PROJETOS NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS, TEMAS, FORMAS, NECESSIDADES E AFINS, CLARO!
SINTA-SE A VONTADE PARA USUFRUIR DE TUDO QUE FOR ÚTIL PARA SUA AULA.
DIVULGUE, PARTICIPE, COMENTE!
04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Projeto: O mundo dos livros



I- Mundo dos livros
II – Duração: 2 semanas
III – Justificativa:
Nos dias em que vivemos se faz muito necessário levar as crianças a compreenderem qual a importância dos livros em nossa vida pessoal e estudantil. A leitura abre as portas para todo tipo de informações e estamos vivendo em um período da história de grande busca pelo conhecimento, em todas as áreas. Portanto torna-se importante que trabalhemos este projeto, incentivando cada dia mais o gosto pela leitura.
IV – Integração Fé Ensino:
Muitos livros são importantes e nos trazem grande conhecimento para toda vida, mas nenhum deve ser mais importante em nossa biblioteca do que a Bíblia, pois nela encontramos conhecimento para a vida aqui na Terra e como nos preparamos para a vida eterna. Além da Bíblia, devemos sempre fazer boas escolhas por livros que nos auxiliem em uma boa conduta.
V – Objetivos Gerais:
• Reconhecer a importância dos livros.
• Identificar as formas em que os livros podem ser organizados em uma biblioteca
• Reconhecer a função da leitura e da escrita como forma de expressão e comunicação.
• Manusear e identificar diferentes tipos de textos.
• Ler, ainda que de forma não-convencional e interpretar textos verbalmente.
• Desenvolver o raciocínio lógico-matemático, a partir de situações do cotidiano.
• Elaborar estratégias próprias para o cálculo mental.
• Desenvolver o gosto pela leitura.
• Organizar as letras em ordem alfabéticas.
• Reconhecer a Bíblia como a palavra de Deus.
• Opinar sobre livros lidos ou histórias ouvidas.
• Organizar ou seriar objetos e figuras.
• Localizar-se e organizar-se no espaço.
VI –Procedimento de Trabalho:
• Colocar os alunos em contato com vários tipos de livros e outros materiais impressos como jornais, revistas, panfletos, etc.
• Fazer uma visita à biblioteca da escola para observarem a organização do ambiente, a organização dos livros e periódicos, o formato dos livros, etc.
• Entrevistar a bibliotecária.
• Contar a história da escrita e outras de livros paradidáticos, referentes ao conteúdo.
• Dialogar, instigar a curiosidade levantando questões a serem pesquisadas.
• Contar histórias bíblicas que falem de: coragem (Daniel na Cova dos Leões), amor (Jesus), super-herói de verdade (Davi e Golias) e histórias incríveis que aconteceram (A Jumenta Que Falou).
• Massinha de modelar.
• Distribuir massinha para que modelem bonecos, Adão e Eva.
• Cantar músicas diversas.
• Brincar com jogos variados.
• Registros através de desenhos e atividades nos cadernos.
• Confeccionar uma bíblia como dos tempos antigos (rolo)
• Dar início aos livros da noite de autógrafo: Livro alfabético.
• Trabalhar rimas através de músicas, textos e brincadeiras.
• Trabalhar com alfabeto móvel para escrever palavras e títulos de livros.
• Escrever letra de músicas e outros textos em papel kraft e expor na sala para visualização.
• Palavra-cruzada gigante em papel kraft.
• Trabalhar com a música “O Sapo Não Lava o Pé”, enfatizando as vogais.
• Ordenar a lista de chamada da sala em ordem alfabética.
• Trabalhar com a ficha de nomes, fazendo brincadeiras que evidencie a ordem alfabética.
• Manusear dicionário e explicar aos alunos como encontrar as palavras, pela ordem alfabética.
• Exposição de diversos tipos de dicionários.
• Trazer vários jornais para a sala, para que as crianças manuseiem e descubram as várias seções e suas funções.
Perdoem-me a inexistência da fonte: No momento de salvar perdi...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um tema para projetos publicar!