A QUE VEIO ESTE BLOG?
VEIO PARA DIVULGAR PROJETOS NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS, TEMAS, FORMAS, NECESSIDADES E AFINS, CLARO!
SINTA-SE A VONTADE PARA USUFRUIR DE TUDO QUE FOR ÚTIL PARA SUA AULA.
DIVULGUE, PARTICIPE, COMENTE!
04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Projeto : Brincando com o corpo

 Brincando e aprendendo com o corpo no Berçário

Justificativa:Pensando nas necessidades e interesses desta faixa etária, elaboramos o projeto “Brincando e aprendendo com o corpo no Berçário”. Este projeto tem como proposta, estimular os movimentos, proporcionar desafios corporais e espaços amplos para atividades com o corpo, utilizando recursos variados. Destacamos a importância do movimento nesta faixa etária, pois quando as crianças têm espaço e liberdade para se movimentar, aprendem a medir sua força e seus limites. Elas se exercitam até que superem suas limitações corporais, tendo o domínio da ação, e depois logo seguem para outro desafio.



“Logo que aprende a andar, a criança parece tão encantada com sua nova capacidade que se diverte em locomover-se de um lado para outro, sem uma finalidade específica. O exercício dessa capacidade, somado ao progressivo amadurecimento do sistema nervoso, propicia o aperfeiçoamento do andar, que se torna cada vez mais seguro e estável, desdobrando-se nos atos de correr, pular e suas variantes.” (BRASIL, 1998, v.3, p. 22)

 O movimento é uma das primeiras conquistas da criança rumo a autonomia e a formação da identidade e as experiências relativas ao espaço e ao tempo. As crianças conquistam um equilíbrio entre movimentos espontâneos e controlados e avançam no desenvolvimento de sua motricidade global. Deslocam-se com destreza gradativa no espaço, aumentando a confiança em suas capacidades e habilidades motoras.

“A grande independência que andar propicia na exploração do espaço é acompanhada também por uma maior disponibilidade das mãos: a criança dessa idade é aquela que não pára, mexe em tudo, explora, pesquisa. Ao mesmo tempo que explora, aprende gradualmente a adequar seus gestos e movimentos às suas intenções e às demandas da realidade.” (BRASIL, 1998, v.3, p. 22)

“No plano da consciência corporal, nessa idade a criança começa a reconhecer a imagem de seu corpo, o que ocorre principalmente por meio das interações sociais que estabelece e das brincadeiras que faz diante do espelho. Nessas situações, ela aprende a reconhecer as características físicas que integram a sua pessoa, o que é fundamental para a construção de sua identidade”. (BRASIL, 1998, v.3, p. 22)

Nesta faixa etária, as crianças vivem e experimentam o corpo em movimento, distinguindo seu "próprio corpo" do mundo dos objetos e estabelecendo o primeiro esboço da imagem de seu corpo, as crianças se relacionam com o mundo por meio das sensações e do movimento. A atividade corporal traduz a expressão de uma necessidade fundamental de movimento e de investigação e a exploração do ambiente e dos objetos é intensa, sendo também vivenciados novos padrões de posturas e movimentos corporais.

Objetivos
1 Objetivos de ensino
- Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
- Propiciar um ambiente lúdico para a criança, que venha promover os seus desenvolvimentos psíquicos, físicos, sociais e emocionais, respeitando sua maturidade;
- Proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem relacionados ao desenvolvimento da motricidade global, estimulando o desenvolvimento da coordenação motora, das habilidades visuais e auditivas, da criatividade, do lúdico, do faz-de-conta e da imaginação;
- Promover o desenvolvimento da expressão corporal.

2 Objetivos de aprendizagem
- Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
- Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura compartilhada como forma de apreender, socializar-se e interagir;
- Apresentar procedimentos de contato com os livros;
- Realizar atividades que desenvolvam e estimulem a coordenação motora, as habilidades visuais e auditivas;
- Realizar atividades de desenho livre utilizando diferentes materiais gráficos.
- Ampliar e desenvolver a linguagem corporal e a percepção musical, através de teatros, brincadeiras, rodas cantadas, imitações, fantasias.
- Desenvolver a relação espaço, tempo e lateralidade;
- Estabelecer relação entre os objetos e seu uso;
- Respeitar e identificar limites espaciais e territoriais;
- Conhecer e identificar as partes do corpo humano;
- Desenvolver a percepção sensorial, experimentando diferentes sensações táteis;
- Promover a integração família e escola;
- Participar de atividades de movimento corporal (levantar-se, sentar-se, andar, deitar, correr etc.);
- Participar de narrações de histórias com gestos e mímicas, iniciando a dramatização;
- Desenvolver a motricidade fina e ampla através da manipulação de grandes e pequenos objetos, pular obstáculos,  andar para frente e para trás, empurrar objetos, encaixar etc.;
- Participar de brincadeiras diversas com corda elástica, bambolês, garrafas plásticas, colchões, bastões, bolas etc.
Conteúdos
1 Sócio Afetivo
- Integração, socialização
- Comunicação
- Afetividade (vínculo)
- Auto-estima
- Autonomia
- Faz de conta
2 Música
- Canções variadas;
- Batucar, bater palmas, tocar instrumentos;
- Exploração, expressão de sons e silencio com a voz e materiais diversos;
- Participação em situações que integram música, movimento e canção;
- Perceber, imitar e produzir sons utilizando diversos materiais.

3 Movimento
      - Equilíbrio e coordenação:
- Arrastar-se
- Engatinhar
- Andar
- Rolar
- Correr
- Saltar

-Conhecer o próprio corpo;
- Expressão de sensações e ritmos corporais;
- Exploração de diferentes posturas corporais e agilidade de deslocar-se no espaço;
- Exploração e utilização de movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
- Andar, correr, pular, trepar, escorregar, saltar, rolar, sentar, engatinhar, arrastar;
- Abrir, fechar, empilhar, encaixar, etc;
- Brincadeiras com bolas, bambolês, blocos, sucatas, etc.

4 Artes Visuais
- Exploração e manipulação de materiais: giz de quadro, canetões, tintas, etc;
- Exploração de diferentes suportes gráficos: papel, papelão, jornal, revistas, parede, chão, etc;
- Observação e identificação de imagens diversas.

5 Linguagem oral e escrita
- Manuseio de diferentes tipos de portadores de textos;
- Narração de histórias;
- Estimulação da fala, sons e balbucios.

6 Natureza e sociedade
- Conhecimento do corpo;
- Manuseio de sucatas.

7 Matemática
- Conhecer e explorar as formas geométricas;
- Tamanho;
- Noções espaciais e topológicas.

Procedimentos/ Atividades
- Histórias narradas.
- Teatros de fantoches e dedoches.
- Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
- Brincadeiras com sucatas e instrumentos musicais de sucatas;
- Brincadeiras em frente ao espelho;
- Brincadeiras e jogos de movimentos de preensão, encaixe, lançamento, chute, etc;
- Atividades e brincadeiras com caixas de papelão, bambolês, colchonetes, blocos, escorregador, rampa, obstáculos. (andar, correr, pular, subir, descer, escorregar, saltar, rolar, sentar, engatinhar, arrastar);
- Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação;
- Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.
- Brincar com boneco de EVA articulado;
- Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.
- CD de músicas de vários ritmos;
- DVD musical;
- Passeios pelas dependências da escola: saguão, pátios, salas de aula, etc.
- Brinquedoteca e sala de leitura;
- Atividades de desenho e pintura livre com tintas, pincel atômico, giz,etc.
- Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas;
- Modelagem de argila e massinha de modelar caseira;
- Brincar com fantasias;



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um tema para projetos publicar!