A QUE VEIO ESTE BLOG?
VEIO PARA DIVULGAR PROJETOS NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS, TEMAS, FORMAS, NECESSIDADES E AFINS, CLARO!
SINTA-SE A VONTADE PARA USUFRUIR DE TUDO QUE FOR ÚTIL PARA SUA AULA.
DIVULGUE, PARTICIPE, COMENTE!
04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Projeto: Armando e o corpo

Literatura Infantil
Armando e o corpo
Mônica Guttmann







Revista Páginas Abertas
Editora Paulus

Vejam o livro no blog Linguagem e Afins
(literatura)
(Repeti aqui)
ApresentaçãoO livro mostra as curiosidades e descobertas feitas por Armando sobre o funcionamento do próprio corpo. Também apresenta sua busca por respostas às perguntas relacionadas ao modo como trabalha essa incrível máquina por dentro. Como são os órgãos e quais as funções por eles desempenhadas? Tais dúvidas ajudam o garotinho a prestar mais atenção e a dar ouvidos a tudo o que ocorre dentro de si.

Justificativa
A obra direciona-se ao público infantil, e a história interage com a linguagem visual. Esse diálogo aguça a imaginação e os questionamentos dos alunos sobre a ciência do corpo humano.

Projeto pedagógico
Como reconhecer nossos aspectos físicos e o funcionamento dos órgãos.

Temas secundários
Higiene, alimentação, prevenção e doenças.

Áreas do conhecimento
Língua Portuguesa, Arte, Ciência, Psicologia, Filosofia e Religião.

Temas transversais
Ética, pluralidade cultural, saúde, trabalho, educação e meio ambiente.

Indicação
Ciclo 1: Indicado para os alunos do primeiro e segundo anos.

Objetivos
Desenvolver no aluno as habilidades de leitura e escrita, ajudando-o a explorar os conhecimentos linguísticos e a construção de significados.

Sugestões para atividade
Antes da leitura, sugerimos levar os estudantes à biblioteca. Busque, na seção de Ciências, algum material que possa mostrar a vida sob dois vieses: o socioeconômico e o biológico. Que influência o primeiro exerce sobre a saúde do indivíduo? Quais hábitos alimentares e exercícios físicos devem ser praticados? Como e quais são as doenças possíveis de se contrair no meio ambiente?
Busque textos em notícias, imagens ou fotos da atualidade nas quais seja possível observar a vida das pessoas: situações das moradias, convívio social, saneamento básico etc. Explore assuntos que possam estar relacionados com o tema. Compare as notícias e as imagens do cotidiano, tanto as do meio rural quanto as do urbano. Procure explicar aos alunos quais os problemas de alimentação enfrentados por uma família de baixa renda e quais doenças a falta de higiene e de alimentação adequada pode acarretar. Discuta o comportamento dos indivíduos da sociedade de hoje no tocante aos hábitos alimentares e quais as repercussões para a saúde, o desenvolvimento e o crescimento.

Organize os alunos em círculo. Solicite que cada grupo faça um relato sobre o que descobriram com a pesquisa, para em seguida montarem um cartaz/painel com as informações obtidas. Oriente-os a dividir os assuntos em tópicos relevantes. Instigue-os a conversar sobre o tema e esclareça possíveis dúvidas. Como exemplo, você pode explicar que o corpo humano possui muitos órgãos; uma vez reunidos, eles formam um aparelho, e cada aparelho existente tem um trabalho a fazer, ou seja, uma função a desempenhar (digestão, circulação e respiração).

Pergunte: Quais órgãos formam os aparelhos respiratório, digestivo e circulatório? O que precisamos fazer para manter a saúde perfeita? Em sua opinião, a higiene do corpo e da boca pode prevenir ou evitar doenças? Quais os hábitos saudáveis que podemos praticar antes e após as refeições?

Iniciando a leitura
Mostre o livro aos alunos e pergunte: Você já leu outras obras escritas por Mônica Guttmann? Já viu ilustrações de Mirella Spinelli em outros livros? Onde e em que ano a obra Armando e o corpo foi publicada? Qual o nome da editora que a publicou?

Sugerimos desenvolver estratégias para a compreensão da linguagem escrita. Levante hipóteses e faça o monitoramento do processo de leitura. Para o estudo do texto, recomendamos também uma leitura silenciosa. Depois, estimule questionamentos e oriente a classe na busca pelos significados das imagens, das palavras, das cores, linhas e formas.

Convide-os a manusear o livro, a fechar os olhos e a passar os dedos pelas páginas sentindo a textura ou o aspecto do papel. Pergunte: Qual é a percepção sentida? As folhas são lisas, ásperas? Peça que abram os olhos e mapeiem as ilustrações. Pergunte: Quais as cores utilizadas para ilustrar os textos? Quais predominam? Você pode descrever os materiais que a ilustradora Mirella Spinelli usou? Lápis? Grafite? Pincel? Tinta a óleo? Quais?

Explique qual foi o processo de desenho utilizado pela ilustradora: figuras abstratas? Figuras concretas, humanas, geométricas? Qual desenho mais chamou sua atenção?

Ajude os alunos a interpretar algumas ilustrações, como as das páginas 4 e 5. Pergunte-lhes: Em sua opinião, o que poderia estar representando as ilustrações? As engrenagens de uma máquina? Mirella Spinelli procura comparar o funcionamento dos órgãos do corpo humano com o funcionamento mecânico de um motor? O que representariam as ilustrações das páginas 9, 12 e 13?

Interpretação de texto

1.Quem aparece no texto? Onde a história se passa? Qual seu principal acontecimento?

2.Vamos caracterizar Armando escolhendo a alternativa que mais se aproxima de sua personalidade:

a.Armando é curioso, apaixonado e possui muita imaginação.
b.Armando não se interessa muito em saber das coisas.
c.Armando, além de curioso, também é ansioso. Por isso comia muito.

3.Qual foi a invenção de Armando?

a.Um corpo humano feito de sucata.
b.Um espelho que mostra o corpo do lado de dentro.
c.Uma máquina de produzir sangue.

4.Qual foi o maior desejo de Armando?_________.
5.Você já sentiu esse desejo?_______________.
6.Que tipo de reação teve Armando quando viu seu esqueleto e órgãos em funcionamento? _________.
7.Depois do susto, Armando desistiu de compreender como somos feitos? ___________________.

Ainda mapeando as páginas do livro, podemos descobrir a incrível função de cada órgão. Pois bem! Complete as lacunas respondendo as seguintes questões: Para que servem os órgãos? Em qual aparelho interno esses órgãos desempenham suas funções? Depois, tente colorir as figuras.

8.O fígado serve para ___________________, pertence ao aparelho ___________________. No aparelho digestivo funcionam o estômago e o intestino, cuja função é digerir os alimentos e_______________________.

Fig. 1: Fígado
Fig. 2: Estômago
Fig. 3: Intestino

9.Pinte a figura 4 ao lado e depois responda: em qual aparelho esse órgão realiza suas funções?_________________.

Fig. 4: Pulmão

10.Depois de ler e entender o texto e a figura da página 11, preencha os espaços abaixo com palavras que deem sentido ao contexto: “Armando descobriu que seus pulmões fazem as trocas gasosas da _____________. Eles são os responsáveis por uma das _____________ mais importantes do corpo. A respiração é _________________, e quanto mais e ____________ respiramos, mais energia e ______________temos para ___________.”

11.Faça como Armando! Tente ouvir seus órgãos tampando com as mãos os ouvidos.

12.Escreva o nome do(s) órgão(s) que você pôde ouvir______________.

Fig. 5: Coração
13.Leia a página 6 para depois escolher a alternativa que responde por que o coração de Armando batia bem forte:

a.Porque gostava muito da escola?
b.Batia forte quando via a menina Rita?
c.Porque Armando se assustava com facilidade?

Fig. 6: Menino segurando um desenho de coração.

14.Observe as figuras 5, 6 e 7 para depois assinalar as respostas que julgar corretas:
a.O desenho da figura 5 representa um órgão do corpo humano, o coração.
b.O da figura 6 pode representar o coração apaixonado de
Armando.
c.O da figura 5 pode representar o coração de Rita.
d.Os desenhos das figuras 6 e 7 representam um órgão do corpo humano.
e.Os das figuras 6 e 7 representam o amor que sentimos por uma pessoa.

Fig. 7: Menina segurando um desenho de coração.

15.Leia a página 8 e responda: Por que Armando afirma que é muito importante termos amigos de confiança? ___________________.

Vamos pintar?

1.Imagine, desenhe, pinte. Qual seria a cor do seu coração batendo forte por alguém?
2.Que tal colorir todas as figuras?
3.Observe seus amigos, escolha um deles e depois desenhe no caderno, ou em alguma cartolina, um coração. Escolha cores entre o roxo, vermelho e preto. Pinte da cor que achar melhor para representar o que talvez seu amigo esteja sentindo:

a. Tristeza
b. Alegria
c. Amor de amigo sincero

4.Repare nas figuras abaixo: cada uma representa os cinco sentidos. Identifique quais são eles e ligue os desenhos à palavra correspondente. Depois, que tal colori-las?

TATO
OLFATO
AUDIÇÃO
PALADAR
VISÃO

Fig.1: Criança olhando por uma lupa
Fig.2: Criança chupando um pirulito
Fig.3: Criança cheirando uma flor
Fig.4: Criança apalpando uma bexiga
Fig.5: Criança ouvindo música
5.Leia a página 12 e responda: Qual a função e a cor do sangue?
6.Todos nós somos diferentes em relação ao outro, e isso é muito bom e sadio! Observe os colegas de classe e descreva as diferenças que você percebe quanto à altura, à cor do cabelo, da pele etc.
7.De acordo com o livro, o que levaria as pessoas a envelhecer mais rápido?
8.Segundo Armando, quais as diferenças entre o corpo humano e o dos animais?
9.O que Armando observou nas pessoas mais felizes e nas mais tristes?
10.Em sua opinião, o que levou a autora Mônica Guttmann a comparar o nosso corpo com a nossa casa?
a.Porque em toda casa há vida, característica igual ao do corpo humano.
b.Nosso corpo deve ser cuidado do mesmo modo que nossos pais cuidam da nossa casa.
c.Uma casa, assim como o nosso corpo, tem tudo de que necessitamos.
11.O que você sabe sobre mente, espírito e alma? Explique com suas palavras. Durante a explicação você pode até desenhar para expor suas ideias.
12.Qual a recomendação que o fígado fez a Armando?
13.Você seria capaz de seguir a mesma recomendação? Por quê?
14. Assinale, entre estes nomes, como se chama o órgão que filtra as impurezas do nosso corpo: sangue; coração; rins; pulmões.
15.A partir dos desenhos ao lado, descubra e escreva o nome do animal invertebrado (que não possui esqueleto).
Fig.1: Dinossauro
Fig.2: Borboleta
Fig.3: Um sapo na lagoa

Vocabulário
Sugerimos:
1.Os alunos procurarem no texto lido as palavras que não conhecem;
2.Discutir com os colegas o significado delas;
3.Verificar no dicionário a explicação/sinônimo que ele traz para essas palavras.

Exercitando a gramática
1.Observe as palavras do texto e responda: Por que algumas palavras de sons semelhantes na fala são escritas com “m” e outras com “n”?
“Ficou tão impressionado e incomodado com sua invenção, que decidiu ‘desinventar’ aquele espelho.”
Fig: Caça palavras do corpo humano
Procure as palavras abaixo:
Òrgãos
Peristaltismo
Muscular
Articulação
Ossos
Tórax
Fêmur
Quadril
Ombro
A)Em dupla, cacem as palavras sugeridas. Depois, inventem frases com elas: __________________.

Em relação às páginas 29 e 30
Sugerimos ao professor trabalhar modelagem com os alunos. Proponha atividades para criar algo que expresse a vida, a realidade do cotidiano. Peça que escolham a ilustração de que mais gostaram para depois criarem um desenho. Pode ser também uma poesia, uma frase que expresse o significado do corpo. Ajude-os a elaborar uma escultura que ilustre o homem e o corpo.

Desafios
1.Leia o trecho abaixo e depois reescreva-o, utilizando a letra maiúscula e a pontuação onde for necessário:
“ao acordar com todos os seus órgãos conversando dentro dele armando resolveu procurar o dr pepe seu médico para saber se por acaso estava ficando maluco”
2.Escreva outra história usando o mesmo título, mas com outros personagens, na forma de poesia de cordel. Se preferir, pode representá-la por meio da dança (hip hop), do teatro, de canção etc. e apresente-a para os demais alunos da escola.

Um assunto leva ao outro
Comente com os alunos sobre a escassez de alimento, a fome, a miséria em algumas partes do mundo e, em consequência, o grande desperdício enfrentado por muitos países de “mesas fartas”.

Sugestões para avaliação
Participação nas atividades e atendimento às propostas de trabalho (individual ou em grupo).
Ressaltamos que as atividades aqui propostas têm por objetivo oferecer subsídios para a mediação do trabalho pedagógico com a obra Armando e o corpo, da PAULUS, e que não pretendem ser determinantes do trabalho desenvolvido em sala de aula, tendo em vista que somente o professor conhece as necessidades específicas de sua turma.

http://www.paulus.com.br/institucional/index.php?option=com_educacao&controller=pedagogico&view=educacao_detalhes&task=pedagogico_detalhes&id_pedagogico=6



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um tema para projetos publicar!