A QUE VEIO ESTE BLOG?
VEIO PARA DIVULGAR PROJETOS NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS, TEMAS, FORMAS, NECESSIDADES E AFINS, CLARO!
SINTA-SE A VONTADE PARA USUFRUIR DE TUDO QUE FOR ÚTIL PARA SUA AULA.
DIVULGUE, PARTICIPE, COMENTE!
04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Projeto: Uma lenda...


PROJETO DE LEITURA:
 “Uma lenda, duas lendas, tantas lendas...”

Tempo provável: um bimestre
Professoras:
Escola:                               
Tema: Lendas
Justificativa:
            Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina.
É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que formamos o leitor. A criança aprende brincando em um mundo de imaginação, sonhos e fantasias. Desta forma, é através de experiências felizes com as histórias, os contos clássicos infantis e as lendas em sala de aula que a criança tem a possibilidade de interagir com diversos textos trabalhados, possibilitando o entendimento do mundo em que vivem e possibilitando a construção de seu próprio conhecimento
           
Objetivos:
Geral:
·    compreensão geral do que vem a ser o gênero, considerando algumas de suas características fundamentais;
·    Desenvolver comportamentos leitores, modelizados na leitura feita pelo professor e exercitados pelos alunos na Roda de Leitura.

Essenciais:
·    Recuperar conhecimentos prévios sobre lenda;
·    Constituir repertório inicial de lendas;
·    Apropriar-se de procedimentos de planejamento de reescrita de lendas;
·    Reescrever lendas, considerando as características do contexto de produção;
·    Apropriar-se de comportamento leitor nas atividades de apresentação e indicação
de textos lidos;
·    Analisar as lendas considerando as características lingüísticas presentes no
material lido até o momento:
1.   Que maneira começam as diferentes lendas lidas: o que apresentam no
primeiro parágrafo e com quais expressões iniciam?
2.   De que maneira o ensinamento da lenda é apresentado no texto?
3.   Explique de que forma as falas de personagens são introduzidas nos textos?

Motivação:
Filme: A lenda de Beowulf
Duração: 80min

·    Sondagem sobre o tema a ser trabalhado:       
1.   Conversa com os alunos sobre a finalidade da atividade e sobre como estarão organizados para desenvolvê-la.
2.   Perguntar aos alunos se sabem o que é uma lenda, do que ela trata, se conhecem alguma lenda etc, procurando tanto levantar o que sabem os alunos a respeito do gênero, quanto identificar o seu repertório inicial de textos.
3.   Organizar, na lousa, registro escrito das informações iniciais que os alunos têm sobre o gênero, solicitando que eles registrem no caderno.
4.   Orientar para que, em duplas, elaborem uma pequena lista das lendas conhecidas pela dupla, solicitando que cada dupla escolha uma lenda das que elencou para contar para a classe.
5.   Solicitar que cada dupla apresente a sua lista para todos e registrar os títulos apontados por ela em um cartaz a ser afixado na classe. Esse cartaz será o repertório-base, a partir do qual serão selecionadas as lendas que comporão a coletânea. A cada leitura que o professor fizer e a cada indicação que os alunos fizerem na Roda de Leitura, deve-se incluir o título nesse cartaz.
6.   Organizar a apresentação da lenda de cada dupla para a classe toda. Nesse momento,  alunos se organizarão uma roda para ouvirem as lendas que serão contadas. Oriente os alunos para dizerem o título da lenda — se souberem — e como foi que a conheceram (por meio de leitura de livros, porque um parente contou, porque leu na Internet etc.). Oriente, ainda, para que decidam a maneira como contarão.
7.   Solicitar aos alunos que realizem uma pesquisa junto aos seus familiares, vizinhos, colegas, sobre lendas que eles conhecem. Apresentar o quadro organizador dos dados e orientar os alunos para que peçam às pessoas para contarem as lendas, caso eles não a conheçam, de maneira que possam apresentá-las para a classe. As lendas dessa pesquisa também comporão o repertório-base da classe e deverão ser acrescentadas ao quadro, desde que ainda não constem dele.
8.   Os dados dessa pesquisa serão apresentados para a turma em data a combinar com a classe. Estabelecer um prazo (dois ou três dias, incluindo um final de semana para consulta dos familiares e parentes) e, na data combinada, recupere as informações.
Leitura-Estudo:
Lendas:
Santo Tomas e o boi que voava;
Beowulf e o dragão;
A lenda da vitória-régia;
A lenda do papagaio Crá-crá;
A lenda da lagoa das Guaraíras;
O negrinho do pastoreiro;

Atividades orais e escritas:
Leitura e identificação das características do gênero lenda:
Reestruturação de textos na lousa, enfatizando a coerência, clareza de idéias, ortografia e gramática correta;
Leitura para a classe de suas produções escritas;
Utilização dos textos apresentados por escrito para construir junto com os alunos os conceitos e aplicação correta da gramática.
                                                                                                                                                       
Leitura pretexto:
Recortes, colagens, desenhos, mímicas, dramatização;

Educação Artística: 
Desenhos e ilustração sobre o tema lendas
Dramatização de lendas

Culminância:

Exposição do produto final: elaboração de uma coletânea das lendas preferidas da classe.
Bibliografia:
Livros Didáticos:

Armazém de Texto, 9-10 anos, Volume 1 e 2, Editora FAPI;
Aventura da Linguagem, Língua Portuguesa, 2ª Série, Editora Dimensão, 2006;
Coleção Atividades para todo dia – Ciências, Vols. 1, 2, 3 e 4, Editora Mucédula & Cia
Idéias em contexto, 2ª Série, Editora do Brasil, 2005;
Linhas e entre linhas, 2ª Série, Editora Positivo, 2006;
Proposta Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, 2º Ciclo.
PIC – Projeto Intensivo no Ciclo – 4º Ano – Secretaria Municipal da Educação de São Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um tema para projetos publicar!