A QUE VEIO ESTE BLOG?
VEIO PARA DIVULGAR PROJETOS NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS, TEMAS, FORMAS, NECESSIDADES E AFINS, CLARO!
SINTA-SE A VONTADE PARA USUFRUIR DE TUDO QUE FOR ÚTIL PARA SUA AULA.
DIVULGUE, PARTICIPE, COMENTE!
04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Projeto: Poesia em ação

Poesia em ação


 Poesia em Ação:   palavra & imagem & movimento

Resumo: O projeto “Poesia em ação: palavra & imagem & movimento” foi aplicado com os alunos do 1º ano do Ensino , durante os meses de agosto e setembro de 2009. Entre os objetivos propostos, permitir os alunos conhecerem espaços virtuais que disponham de acervos literários de domínio público, revistas eletrônicas e experimentações literárias que despertem o gosto pela leitura e a criação de textos poéticos em meio-eletrônico. Para a realização do trabalho, a sala de informática foi espaço essencial, já que a maioria das atividades foi desenvolvida nela. Na primeira etapa, os alunos navegaram livremente pelo site do Nupill (http://www.nupill.org/) - O Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística – que é vinculado ao Curso de Pós-Graduação em Literatura e ao Departamento de Línguas e Literaturas Vernáculas, do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina. Na segunda etapa, orientados pela professora, leram poesias virtuais que circulam no site do Nuppil, no site oficial de Arnaldo Antunes (http://www.arnaldoantunes.com.br/) e no de Augusto de Campos (http://www.augustodecampos.com.br/), analisando-as e identificando características próprias do texto. Conforme Patrícia Ferreira da Silva Martins, no artigo “Poesia e tecnologia” - Revista texto digital no 04 – site do Nuppil, “Com o uso da teoria da informação, do cálculo de probabilidade e da hipertextualidade, surge uma poesia que passa a ser chamada de poesia virtual. A interatividade, nessa forma de poesia, é total. O poema virtual exige algumas habilidades técnicas por parte do leitor (que se torna co-autor); ele se torna uma obra coletiva, inacabada, indeterminada e em processo.”   Em seguida, estabeleceram relação entre a poesia virtual e a poesia “tradicional”. Segundo Kac "A poesia virtual leva a linguagem a dimensões ainda não vistas da experiência verbal. Essa poesia explora uma nova sintaxe, feita de animação linear ou não-linear, hyperlinks, interatividade, textos em tempo real, descontinuidade espaço-temporais, auto-similaridade, espaços sintéticos, imaterialidade, relações diagramáticas, tempo visual, múltiplas simultaneidades e muitos outros procedimentos inovadores." (http://www.ekac.org/jtpoesia.html). Na etapa final, abastecidos de informações,  elaboraram, em duplas, poesia virtuais, utilizando como ferramenta o apresentador de slides no programa do Linux. Da realização do projeto, fica claro o quanto a Internet hoje tem sido não só um espaço importante para divulgação de textos que fazem parte do nosso acervo literário, mas também um espaço de criação e experimentações lingüísticas, mesclando muitas vezes literatura e arte.  O que facilita a aproximação entre aluno e o texto literário em meio eletrônico, já que essa se dá pela intimidade que o jovem tem com os recursos disponíveis nas novas tecnologias. Por isso, a criação de textos poéticos em meio eletrônico tornou as aulas de Literatura muito mais dinâmicas pelos recursos eletrônicos, além de estimular a criatividade e a criticidade dos alunos nas leituras e na produção dos textos.
http://paginasclandestinas.blogspot.com/search/label/G%C3%AAnero%20l%C3%ADrico?updated-max=2011-01-25T12%3A32%3A00-02%3A00&max-results=20

Um comentário:

  1. Ola...adorei seus blog ja estou te seguindo se quiser ser minha seguidora ficarei muito feliz
    http://juliana-artesanatosjuju.blogspot.com
    bjos

    ResponderExcluir

Deixe um tema para projetos publicar!