A QUE VEIO ESTE BLOG?
VEIO PARA DIVULGAR PROJETOS NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS, TEMAS, FORMAS, NECESSIDADES E AFINS, CLARO!
SINTA-SE A VONTADE PARA USUFRUIR DE TUDO QUE FOR ÚTIL PARA SUA AULA.
DIVULGUE, PARTICIPE, COMENTE!
04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.
Glitter Photos

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Projeto Pequenos Leitores


Existem muitas maneiras de incentivar a leitura...
Vejam esta ideia que trouxe do blog Criança Arteira
Projeto: Era uma vez

Justificativa:
Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador. Cheio de mistérios e surpresas, sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina.
É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que temos uma das possibilidades de formarmos o leitor. É na exploração da fantasia e da imaginação que se instiga a criatividade e se fortalece a interação entre texto e leitor. 
A literatura infantil não pode ser vista somente como incentivo à formação do hábito de ler. Para que a obra literária seja utilizada como um objeto mediador de conhecimento, ela necessita estabelecer relações entre teoria e prática, possibilitando ao professor atingir determinadas finalidades educativas.
Para tanto, uma metodologia baseada em um ensino por projetos é uma das possibilidades que tem evidenciado bons resultados no ensino de língua materna.

Objetivo geral:
·         Promover o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade. O incentivo do adulto (pais e professores) deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro.

Objetivos específicos:
·         Desenvolver o gosto em ouvir e recontar histórias;
·         Conhecer diversos autores brasileiros;
·         Conhecer diversas obras relacionadas a autores brasileiros;

Conteúdos englobados:
·         Português: Desenvolvimento da linguagem oral;
·         Artes: Dramatizações das obras;

Dicas de Desenvolvimento:
·         Hora da história: Os alunos ouvirão as histórias que mais gostam;
·         Conversa sobre os diversos autores brasileiros da literatura infantil: Ruth Rocha, Ziraldo, Mauricio de Souza, Ana Maria Machado...
·         Solicitar que as crianças deem um novo final a história lida;
·         Fazer textos coletivos utilizando figuras sequenciadas;
·         Montar o cantinho da leitura, onde os alunos poderão ver e rever os livros e revistas e aprender a melhor maneira de manuseá-los sem estragar;
·         Levando o Zé do livro para casa:
O Zé é um boneco que gosta muito de ouvir histórias com as crianças. Cada dia, um aluno levará para casa o boneco Zé e um livro que mais goste para ser lido para eles pelos pais ou responsáveis.
No dia seguinte este aluno trará o boneco e recontará para a turma a história levada para casa e o que ele e o boneco fizeram naquele dia.
·         Confeccionar com a turma um livro ilustrado de poesias e músicas trabalhadas durante o ano;

Avaliação:
·         A avaliação será continuada levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento dos alunos com as atividades do tema;

Sugestão de poesias e músicas trabalhadas na ilustração do livro:
·         As Abelhas (Vinicius de Moraes);
·         O girassol (Vinicius de Moraes);
·         O relógio (Vinicius de Moraes);
·         Leilão de Jardim (Cecilia Meirelles);
·         A Arca de Noé (Vinicius de Moraes);
·         O leão (Vinicius de Moraes);
·         A casa (Vinicius de Moraes);
·         A História da Gata (Saltimbancos);
·         A Galinha (Saltimbancos);
·         O caderno (Toquinho);
·         Ursinho de Pelúcia (Toquinho);
·         Gente tem nome e sobrenome (Toquinho);
·         A Cachorrinha (Vinicius de Moraes);
·         As Borboletas (Vinicius de Moraes);
·         A sopa (Palavra Cantada);
·         Dona árvore (Bia Bedran);
·         Tudo azul (Bia Bedran);
·         A Bailarina (Cecilia Meirelles);
·         Ou isto ou aquilo (Cecilia Meirelles);
·         O elefantinho (Vinicius de Moraes);

Levando o amigo para casa

Desenvolvimento do projeto:
O Zé é um boneco que gosta muito de ouvir histórias com as crianças.
Cada dia, um aluno levará para casa o boneco Zé e um livro que mais goste para ser lido para eles pelos pais ou responsáveis.
No dia seguinte este aluno trará o boneco e recontará para a turma a história levada para casa, também contará aos colegas o que ele fez com o boneco no dia.

Avaliação:
·        A avaliação será continuada levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento dos alunos com as atividades do tema.
 
 Fonte:
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um tema para projetos publicar!

Mais sugestões...

2leep.com