A QUE VEIO ESTE BLOG?
VEIO PARA DIVULGAR PROJETOS NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS, TEMAS, FORMAS, NECESSIDADES E AFINS, CLARO!
SINTA-SE A VONTADE PARA USUFRUIR DE TUDO QUE FOR ÚTIL PARA SUA AULA.
DIVULGUE, PARTICIPE, COMENTE!
04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Projeto Olimpíadas


Justificativa:
Este Subprojeto justifica-se pela proximidade do evento esportivo – Olimpíadas – e pelas possibilidades que se descortinam de desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social que naturalmente, e pela força da mídia são de interesse das crianças.
Segundo os PCNs para o ensino fundamental a escola tem “a função socializadora que nos remete a dois aspectos: o desenvolvimento individual e o contexto social e cultural.
É nesta dupla determinação que nos construímos como pessoas iguais, mas, ao mesmo tempo, diferentes de todas as outras.
Iguais por pertencermos à mesma matriz cultural, o que nos permite fazer parte de grupos e compartilhar com outras pessoas um mesmo conjunto de saberes e formas de conhecimento que, por sua vez, só é possível graças ao que individualmente pudermos incorporar.
Não há desenvolvimento individual possível à margem da sociedade, da cultura.
Os processos de diferenciação na construção de uma identidade pessoal e os processos de socialização que conduzem a padrões de identidade coletiva constituem, na verdade, as duas faces de um mesmo processo.”


Na prática podemos traduzir as palavras acima em ações e intervenções pedagógicas que as contemplem. Consideramos, por exemplo, que as crianças possuam interesse e habilidades distintas no quesito esporte, que cada um de nós expresse e sinta diferentemente a emoção da vitória e da derrota, estas entre outras questões que dizem do desenvolvimento individual, estas têm espaço garantido em uma proposta coletiva, não no sentido de padronizar respostas e conhecimentos, mas no de agregar diferentes desenvolvimentos que colaborem para o crescimento coletivo.
Este projeto justifica-se, portanto, por seu caráter cultural, emocional, afetivo, motor, socializador.

Objetivo Geral:
Contextualizar o evento esportivo, estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social.

Objetivos Específicos:
1. Estimular o conhecimento das principais modalidades esportivas: vôlei, basquete, futebol, corrida, salto em distância, arremesso, etc;
2. Estimular a coordenação motora: equilíbrio, freio inibitório, força, resistência, postura, etc;
3. Estimular o fazer em equipe;
4. Estimular a colaboração;
5. Estimular a competição saudável;
6. Estimular a capacidade de lidar com as questões de ganhar e perder;
7. Estimular a imaginação;
8. Estimular e desenvolver a criatividade;
9. Estimular e desenvolver a expressão corporal;
10. Estimular e desenvolver a linguagem verbal;
11. Estimular e desenvolver a expressão de idéias, sentimentos, sensações;
12. Estimular e desenvolver a curiosidade e o interesse por outras culturas;
13. Estimular e desenvolver a capacidade de emitir opiniões e de argumentar;
14. Estimular e desenvolver as habilidades motoras;

Atividades:
1. Álbum esportivo
2. Uso de histórias;
3. Criação de textos;
4. Mini campeonato com as principais modalidades esportivas, tais como vôlei, basquete, futebol, corrida, salto em distância, arremesso, etc.
5. Pesquisa: Como é o país que irá sediar as Olimpíadas de 2008;
6. Pesquisa: Qual esporte meus familiares mais gostam?
7. Hipotetizar e (copiar) os nomes das principais modalidades esportivas e palavras relacionadas;
8. Montar um circuito esportivo na sala;
9. Confeccionar uma mascote das Olimpíadas de 2008;
10. Verificar em um mapa para onde estão indo os atletas brasileiros;
11. Jogos e brincadeiras lógicas-matemáticas envolvendo a quantidade de jogadores, países participantes, forma de contagem da pontuação, etc;
12. Etc.
Culminância: Cerimônia de encerramento do Mini campeonato Olímpico de 2008.

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO MINI CAMPEONATO OLÌMPICO.

• Sala enfeitada com os motivos do Projeto (Inspirados na cultura chinesa)
• Circuito esportivo: Basquete, Futebol, vôlei, etc
• Entrega das medalhas (Neste momento estará tocando a música: Tema da Vitória).

RETIRADO: Projetos da Educação Infantil, postado por Tatiana Hoffmann



2 comentários:

  1. O professor de Educação Física deve ser parceiro do professor regente na questão da aprendizagem do aluno.Vejo que um trabalho com projetos oportuniza aos alunos condições de "por a mão na massa",partilha e socialização e desenvolvimento de outros conceitos.

    ResponderExcluir
  2. Todos são capazes de aprender, portanto a escola deve empenhar-se na metodologia e maneiras de ensinar.Também o professor deve fazer seu aluno acreditar que ele é capaz de ter sucesso na escola e na vida.

    ResponderExcluir

Deixe um tema para projetos publicar!