A QUE VEIO ESTE BLOG?
VEIO PARA DIVULGAR PROJETOS NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS, TEMAS, FORMAS, NECESSIDADES E AFINS, CLARO!
SINTA-SE A VONTADE PARA USUFRUIR DE TUDO QUE FOR ÚTIL PARA SUA AULA.
DIVULGUE, PARTICIPE, COMENTE!
04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Projeto: Meu nome

Meu nome

Justificativa:
O nosso nome é a nossa primeira identificação é também através dele que adquirimos a noção de identidade. Com ele nos diferenciamos das demais pessoas e percebemos, num primeiro momento, que somos um ser diferente dos outros ao nosso redor. Alguns acreditam que o nome tem uma influencia muito forte na personalidade das pessoas, por esse motivo escolhem nomes através do seu significado, outros homenageiam pessoas dando o mesmo nome aos seus filhos.Muitas vezes ao analisar o significado do nome pode-se entender melhor a sua origem da sua família. Pois através desta busca podemos descobrir em que país ele se originou, sua história e derivações.
Objetivos:
Valorizar as diferenças de cada individuo.
Despertar o interesse dos alunos sobre as suas origens.

Metodologia:
Refletir sobre a importância do nome e as diferenças que há em cada ser humano.
Perceber a diversidade de nomes que existem.
Realizar trabalhos em grupo com as diferentes atividades que serão desenvolvidas.
Pesquisar sobre as suas origens.

Sugestões de Atividades:
-Pesquisar e debater sobre a importância do nome, suas diferenças, semelhanças e especificidades entre os seres humanos.Sugestão: Verificar a diversidade de nomes que existem na turma. Os alunos deverão perguntar aos seus pais como foi feita a escolha do nome e a origem do sobrenome de sua família. Uma boa opção é realizar entrevistas ou conversas informais;
-Montar uma árvore genealógica de cada aluno, para não ficar muito extensa, sugere-se que se comece com os nomes dos avós. Sugestão: Desenhar uma árvore no Paint e em seguida, insere-se no Word, colocando os nomes dos avós nas raízes, dos pais e tios no tronco, e dos filhos, no caso, os alunos, nas folhas, junto com os primos.
-Analisar as fotos antigas e atuais da criança.
-Realizar a partir do próprio nome um acróstico.
-Construir um texto no Word com ilustração. Sugestão: Os alunos devem buscar na Internet o significado dos seus nomes e em seguida, irão "colar" a informação no Word. Este texto terá o seguinte título: "(nome do aluno) significa...". Depois de escolher a fonte do título, os alunos irão desenhar no Paint o significado dos seus nomes.

Produção Final:
Construir uma apresentação no Power Point.Sugestão: Essa apresentação pode conter até 3 telas. Primeiro passo: os alunos terão que desenhar um auto-retrato no Paint. Segundo passo: no programa Power Point os alunos deverão criar uma tela modelo com plano de fundo e título, sendo este o nome da criança. Inserir na primeira tela um texto, sendo uma breve apresentação; na segunda tela inserir o desenho do significado do seu nome e por último inserir na terceira tela o auto-retrato. Uma boa opção é animar as telas.

O que pode ser trabalhado com este projeto?
Língua Portuguesa -> produção de texto
Estudos Sociais e Ciências -> conhecimento da origem e evolução do ser humano
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um tema para projetos publicar!