A QUE VEIO ESTE BLOG?
VEIO PARA DIVULGAR PROJETOS NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS, TEMAS, FORMAS, NECESSIDADES E AFINS, CLARO!
SINTA-SE A VONTADE PARA USUFRUIR DE TUDO QUE FOR ÚTIL PARA SUA AULA.
DIVULGUE, PARTICIPE, COMENTE!
04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Projeto Literatura infantil


Através da Pedagogia de Projetos, a criança antecipa e organiza o texto adequadamente, exigindo de sim mesma que leve a sua tarefa até o fim.
JUSTIFICATIVA
 Entretanto, por mais autônoma que seja, a criança não deixa de aceitar a ajuda que seus parceiros podem oferecer-lhe e vice-versa, adquirindo, desta forma, auto-estima e senso crítico.
No ensino por projetos, a criança não age passivamente, ela

... conhece seus objetivos; aprende a planejar seu trabalho, que irá se estender por várias sessões; irá produzir um tipo de texto identificado desde o começo; engaja-se pessoalmente na escrita; tem necessidade de uma turma para confrontar e melhorar sua produção ..." (Jolibert, 1999b, p.34).

Nesta faixa etária, as crianças encontram-se na fase do realismo imaginário, onde pensam que a imitação representa a realidade.
Para elas, as coisas são vivas e dotadas de intenções e sentimentos.
Aproveitando também, que nesta fase as crianças apresentam maior capacidade de concentração, fixam como ouvintes, e conquistam sua própria linguagem, senti a necessidade de montar este projeto abrangendo contos e histórias como: O lobo e os cabritinhos, Uma babá para os ursinhos, O sapo encantado etc., acreditando que o conto deve ser prazeroso e não repetitivo e mecânico, de forma que nos permita viajar em outro mundo proporcionando momentos de risos, novos conhecimentos e sonhos.

OBJETIVO GERAL
►Proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando vocabulário e a organização de pensamentos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
►Confrontar realidade e fantasia;
►Aguçar o prazer pela leitura;
►Desenvolver a linguagem oral e a capacidade de ouvir;
►Organizar idéias e pensamentos;
►Ampliar o vocabulário;
►Estimular a criatividade.

DESENVOLVIMENTO
●Rodinha para conversa informal, troca de idéias e análise de conhecimentos prévios;
●Apresentar livro para os alunos – manusear e conhecer a história;
●Dramatização e registro feito pelas crianças através de desenho e oralmente;
●Lista de personagens;
●Trabalhar linguagem oral e escrita;
●Exploração dos personagens e modelagem dos mesmos;
●Montagem de livro contendo as histórias trabalhadas.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
●Conversa informal sobre histórias que gostam;
●Cuidado com os livros;
●Falar sobre autor e ilustrador de cada livro;
●Ler a história;
●Debate sobre a história;
●Reprodução coletiva da história;
●Desenho livre;
●Modelagem dos personagens.

INTERDISCIPLINARIDADE E CIDADANIA
►LINGUA PORTUGUESA
Vocabulário, linguagem oral e escrita.
►MATEMÁTICA
Formato, cores, quantidade e textura.
►CIÊNCIAS NATURAIS
Animais e higiene.
►ARTES
Desenhos, pintura, modelagem e dramatização.
►CIDADANIA
Socialização

RECURSOS
●Livros;
●Diferentes tipos de papel;
●Cola branca e colorida;
●Lápis de cor, giz de cera;
●Tesoura;
●Massa de modelar;
●Tinta guache;
●CD’S

PESSOAL ENVOLVIDO
●Alunos do Jardim I;
●Professora e demais funcionários da Unidade;
●Pais e familiares dos alunos.

AVALIAÇÃO
Acontecerá no decorrer do projeto de acordo com a participação dos alunos.

SUGESTÃO DE HISTÓRIAS E CONTOS
●O LOBO E OS CABRITINHOS;
●UMA BABÁ PARA OS URSINHOS;
●O NASCIMENTO DA BORBOLETINHA;
●A CASINHA DO BODE;
●O SAPO ENCANTADO;
●COMO A ZEBRA FICOU LISTRADA.
Crédito autora: Maria de Fátima Silva Paulo Pedagoga e Professora pós graduada em psicopedagogia da PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um tema para projetos publicar!