A QUE VEIO ESTE BLOG?
VEIO PARA DIVULGAR PROJETOS NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS, TEMAS, FORMAS, NECESSIDADES E AFINS, CLARO!
SINTA-SE A VONTADE PARA USUFRUIR DE TUDO QUE FOR ÚTIL PARA SUA AULA.
DIVULGUE, PARTICIPE, COMENTE!
04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Projeto: Fatos históricos

Em cartaz: fatos históricos!

Para a criançada, a História pode ser muito mais do que uma sequência de datas e fatos

Embora o ensino da disciplina continue baseado na memorização de datas e na repetição oral de textos, há inúmeras possibilidades de transmitir o conteúdo específi co de cada série de forma lúdica e, assim, despertar o interesse das crianças para o passado da humanidade, a partir de um projeto interdisciplinar que, além de abordar a História propriamente dita, trabalha a escrita, a leitura, a comunicação e a expressão infantil.
O teatro, por exemplo, cumpre essa função com eficiência, ao permitir que as crianças exercitem o aprendizado, a criatividade, a imaginação, a fantasia e a emoção, durante a encenação de pequenos esquetes, fundamentados em fatos históricos.
Para tanto, basta que você se transforme num professor-diretor!

Objetivos:
★Despertar o interesse das crianças pela História;
★Incentivar a leitura e a pesquisa sobre o passado da Humanidade;
★Estimular o aluno a descobrir a própria criatividade;Proporcionar a vivência de improvisações, inclusive dramáticas;
Desenvolver a imaginação, a concentração, a socialização e a sensibilidade corporal e vocal.
Faixa etária: a partir do 1º ano.

Elaboração:





1. Apresente o conteúdo programático de História às crianças, para que elas possam eleger os fatos históricos mais interessantes para a encenação
2. Junto a elas, estabeleça um prazo para iniciar, trabalhar roteiro, escolher personagens, preparar adornos e finalizar o projeto, tendo como objetivo a devida encenação de um fato histórico.
3. Feito isso, durante todo o tempo prédeterminado, numa primeira etapa, dedique ao menos dez minutos das aulas normais da disciplina ao estudo do tema.
4. Depois, quando as crianças já estiverem familiarizadas com ele, oriente pesquisas para que elas se aprofundem no assunto, conheçam o contexto em que ele se inseriu, suas principais causas, aspectos não convencionais e outros personagens de real importância para o acontecimento, além de fatos secundários que influenciaram o curso dele.

De forma interdisciplinar, enquanto a elaboração do projeto se desenvolve nas aulas de História, a leitura do roteiro pode ser realizada nas aulas de português. E trabalhar expressão corporal nas aulas de Educação Física.

ANOTE!Esquete (derivada do inglês sketch) é um termo muito utilizado para se referir a pequenas peças ou cenas dramáticas, com menos de dez minutos de duração.


Nas aulas de português, priorize a leitura, a compreensão e a interpretação do texto relativo ao fato histórico, escolhido para a encenação. Numa segunda fase, faça a criançada escrever o roteiro do esquete, já distribuindo, entre si mesmas, os personagens. Em seguida, trabalhe a comunicação verbal dos alunos, visando à encenação. Por fim, faça com que redijam o programa e os convites para apresentação.
2. Nas aulas de arte, de início, envolva todos os alunos na confecção de adornos para peça. Depois, oriente-os quanto à interpretação dos personagens.
3. Nas aulas de educação física, numa primeira fase, trabalhe a expressão corporal e gestual das crianças. Depois, parta para a encenação propriamente dita, de preferência no lugar onde ocorrerá a apresentação, para que elas se habituem ao espaço e com as marcações que poderão ser feitas.
4. Nas aulas de informática, ensine as crianças a formatarem o programa e os convites. Depois, estimule-as a criarem outras formas de divulgação para o esquete, a partir da elaboração de cartazes, banners ou até de um blog especifico para a finalidade.


De preferência, no grande dia, reúna todos os alunos no local da apresentação, para que eles aprendam um pouco de História, se divirtam, aplaudam os coleguinhas-atores e se entusiasmem com a oportunidade de conhecer o passado da Humanidade de uma forma totalmente diferente.



1. Após a encenação do esquete, reúna a criançada e converse sobre todo o processo e as descobertas que elas fizeram sobre os fatos históricos.
2. Individualmente peça para que cada uma avalie seu desempenho no palco e o aprendizado em relação à disciplina.
3. Por fim, exponha sua opinião sobre o objetivo do projeto, apontando os pontos positivos que foram alcançados e os negativos que devem ser melhorados.


Dica de leitura!
 O protetor da naturezaUm livro para ser lido e encenado, O Protetor da Natureza conta a história de Rosinha e Gabê, dois jovens que zelam pelo meio ambiente e lutam contra um estranho ser que destrói tudo à sua volta. Nesse texto teatral, o leitor vai descobrir os detalhes que envolvem a encenação e a produção de uma peça, desde a composição das personagens e do cenário à compreensão das rubricas.
Autor: Rogério Andrade Barbosa
Ilustrações: Jô Oliveira
Editora: Larousse Jovem
Onde encontrar: www.larousse.com.br


http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/92/artigo245379-1.asp


De forma interdisciplinar, enquanto a elaboração do projeto
 se desenvolve nas aulas de História,
 a leitura do roteiro pode ser realizada nas aulas de português

2 comentários:

  1. Os projetos aqui estão uma delícia!!! Me inspirou para várias atividades...
    Bjaum
    Sintian

    ResponderExcluir
  2. Oi linda! já estou seguindo te seguindo sim e levando seu link, traz meu selinho pra cá tbm. Obrigada pelo carinho e pela visita, volte sempre que tiver vontade! bjos

    ResponderExcluir

Deixe um tema para projetos publicar!