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04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Projeto Simplicidade está nos valores


Pertinho de Deus é um blog de atividades religiosas
Edma posta  atividades relacionadas a valores, principalmente.
Tem planejamentos específicos para professores da àrea.
Lógico que valores estão relacionados a linguagens e por isto sempre trago informações desta natureza.
Sempre digo que LINGUAGEM está presente em tudo.
Desde um conceito geométrico através de trabalhos artísticos  até  obras  mais podererosas e reflexivas Divinas .
Este blog está pertinho de Deus,e graças a Ele, Edma publica suas experiências de magistério.
São muitos projetos voltados à dinâmicas, valores, costumes,família, paz,etc...
Seu link é:


Projeto: A Simplicidade está nos valores
 JUSTIFICATIVA
             O Projeto Simplicidade está nos Valores nasceu da necessidade de se privilegiar uma educação baseada em valores, de promover nos alunos a vivência da cidadania e da participação para que se construam os princípios de respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo.
            Através das atividades que serão desenvolvidas, pretende-se resgatar valores através da conservação e valorização do ambiente escolar,  do auto-conhecimento, do respeito pelo próprio corpo, da convivência pacífica e respeitosa com a diversidade que se apresenta através dos fatores étnicos-raciais, sociais, econômicos, históricos, culturais, biológicos.
                  
METODOLOGIA

 O Projeto: SIMPLICIDADE ESTÁ NOS VALORES se desenvolverá em duas etapas, são elas:
            1ª Etapa: TEMA: PAZ - 1º semestre de

            2ª Etapa: TEMA: RELACIONAMENTO - 2º semestre de ;
(Os dois projetos, referentes a cada uma das etapas, serão apresentados detalhadamente mais adiante).

AVALIAÇÃO
         A avaliação do projeto será baseada nos resultados alcançados nas duas etapas do projeto. Será feita através de mesa redonda entre os professores os quais irão verificar se os objetivos propostos para cada etapa foram atingidos. A partir de então, novas sugestões serão incorporadas às novas etapas do projeto.
            Participarão, também, da avaliação do projeto, alunos e comunidade escolar através de enquete para que se recolham críticas e sugestões.
     CULMINÂNCIA

Haverá dois momentos de culminância, onde serão apresentados os trabalhos resultantes de cada etapa do projeto desenvolvido, estes momentos acontecerão em julho e novembro.

 Dupla Gestora.
    
    PARTICIPANTES

          *  Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano);
    *Direção;
    *Professores;
    *Orientação pedagógica;
    *Funcionários ( merendeiras, auxiliares de secretaria e serviços gerais);
    *Comunidade local;
          *Familiares

       DURAÇÃO PREVISTA
   Ano letivo de .
1ª ETAPA DO PROJETO SIMPLICIDADE ESTÁ NOS VALORES
1º SEMESTRE /TEMA: PAZ
       
JUSTIFICATIVA 
 O mundo paga um preço muito alto por ausência de paz.
              A história da vida humana neste planeta dista de nós cerca de mais de dois milhões de anos, durante todo este tempo, não conseguimos viver uma hora sequer de plena Paz na face da Terra.
              Chegamos ao final do século XX e alcançamos a soma de mais de quinze mil guerras, perpetradas por todos os povos.
              Como se não bastasse, este século foi o mais sangrento de toda a nossa história. Foi o período em que mais se matou seres humanos, e a maioria das vítimas foram civis inocentes. As principais nações do mundo se armaram portentosamente, com a construção de ogivas nucleares, armas químicas e biológicas, projetando a indústria bélica como a maior potência econômica do mundo.
              Ainda hoje, segundo dados da UNESCO, existem 68 (sessenta e oito) focos de guerras ativos sobre o planeta. Os gastos efetuados para a manutenção destes conflitos seriam suficientes para erradicar a fome e a miséria de nosso planeta em pelo menos dez vezes.
              Alcançamos elevados níveis de progresso tecnológico, conquistamos o espaço e povoamos a terra com seis bilhões de habitantes, contudo, dois bilhões e seiscentos milhões de pessoas são despossuídas, vivendo abaixo da linha de pobreza; Quinze milhões de pessoas morrem de fome anualmente no mundo, inclusive crianças indefesas; Quinhentos milhões são subnutridos. Estes quadros representam o paradoxo da ausência de paz social.
              Destruímos as florestas, extinguimos diversas espécies vegetais e animais; secamos rios e lagos, abrimos a camada de ozônio, depositando na atmosfera anualmente seis bilhões de toneladas de dióxido de carbono e de outros gases que provocam o "efeito estufa", provocando alterações climáticas de conseqüências imprevisíveis para a coletividade humana. Isto se agrava na medida em que estes gases levarão pelo menos 70 (setenta) anos para se dissiparem na atmosfera. Este é o espelho em que se reflete a ausência de Paz ambiental.
              Há muitas crises e medos à nossa volta. Assistimos dia a dia a ascensão da violência urbana e no campo; a expansão do crime organizado e do narcotráfico; a prostituição infanto-juvenil; a legalização da prática criminosa do aborto em setenta por cento das nações do mundo, e outros terríveis subprodutos das sociedades infelizes que se integram com a miséria, a agressividade e o medo...
              Conduzidos pela indiferença e pela omissão, a maioria das pessoas não se dão conta de que também são responsáveis pela permanência e expansão de todas estas formas de violência. É na omissão dos bons que os maus prosperam.
              Observando os altos índices de violência, degradações e crueldades que não param de crescer, se faz necessário conhecer a causa destes fenômenos em suas nascentes; mais ainda, é preciso compreender e explicar como o ser humano pode ir tão longe, a ponto de colocar em risco sua sobrevivência e a do planeta em que vive. Precisamos desenrolar os emaranhados das fontes geradoras de violência, a fim de sabermos como despertar as fontes geradoras de paz.
          A Escola Municipal Pedro de Alcântara Leal, dentro deste contexto, considera o convívio escolar como base para a aprendizagem dos valores éticos e morais, estimulando, assim, o processo contínuo de auto-educação, integrando, através de atividades didático-pedagógicas, os agentes de educação: a escola, a família e a comunidade, a fim de  despertar –lhes a consciência para a necessidade de paz dentro dos contextos da vida, destacando a importância da cooperação e do amor ao próximo e, da paz mundial

OBJETIVO GERAL
  Promover na escola o desenvolvimento de uma cultura de paz.

OBJETIVOS ESPECÍFICO
Despertar a consciência dos educandos para a necessidade da paz mundial.
Trabalhar ações de paz dentro dos contextos da vida, destacando a importância da cooperação e do amor ao próximo.
 Destacar a importância da convivência solidária na família, na escola para a construção da paz.
 Refletir sobre paz na perspectiva de que é um estado de consciência vivo e construtivo, ressaltando a diferença entre ser pacífico e ser passivo.
 Perceber que a paz nos ambientes e no mundo depende de cada indivíduo, da qualidade dos pensamentos e das ações que desempenhar.
Promover experimentos que propiciam a todos contato com a paz interior.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES SOBRE O TEMA PAZ
e muito mais sobre este projeto aqui:
(tem muito mais...)

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