A QUE VEIO ESTE BLOG?
VEIO PARA DIVULGAR PROJETOS NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS, TEMAS, FORMAS, NECESSIDADES E AFINS, CLARO!
SINTA-SE A VONTADE PARA USUFRUIR DE TUDO QUE FOR ÚTIL PARA SUA AULA.
DIVULGUE, PARTICIPE, COMENTE!
04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Projeto: Folclore




Pretendo fazer deste blog um aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net, além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais,com os devidos créditos atribuídos.
Se eu colocar parte das postagens,vocês terão um link adicionando as demais informações.
Vamos a inauguração, com o blog Amigas da Educação:




Proposta e Projeto Pedagógico sobre Folclore


Justificativa:
Como sou uma blogueira que adora navegar e garimpar materiais pedagógicos, trarei sugestões de outras colegas, blogueiras/professoras, que compartilham seus trabalhos também em blogs pedagógicos.
Na idade pré-escolar, as crianças estão passando por uma transição em relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado por reflexos (proveniente de quando eram bebês), com uma nova fase: a linguagem.
Nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações.
Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta.
Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas.
Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore.
Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as par lendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc.
Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira.
Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço pré-escolar.
Vejam o projeto todo no blog Amigas da Educação, no link abaixo:


http://amigasdaedu.blogspot.com/2009/07/proposta-e-projeto-pedagogico-sobre.html


Além do folclore, sugiro estes:
Bullying:
http://amigasdaedu.blogspot.com/2011/03/projeto-sobre-bullying-ensino.html


Projeto Natal para Educação Infantil:
http://amigasdaedu.blogspot.com/2010/11/projeto-natal-educacao-infantil.html
http://amigasdaedu.blogspot.com/2009/11/entao-e-natal-comemore-data-com-as.html
Qual a tradição que nossa família possui para comemorar o Natal?
Qual a origem desta tradição?
E as origens das peculiaridades desta festa, como as meias na lareira, o pinheirinho, a bola de enfeite, o canto do galo, as castanhas, a troca de presentes, o presépio?
Qual o significado histórico/religioso do Natal?
Este projeto surgiu ao pensarmos no tema Natal, no quanto ele pode ser atrativo para as crianças, nas questões acima e em tantas outras que poderão surgir na busca de respostas às mesmas.
Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída , buscando integrar a perspectiva de diversas áreas envolvendo aspectos históricos, sociais, culturais, biológicos, comerciais, etc.


Dia dos pais:
http://amigasdaedu.blogspot.com/2009/07/projeto-dia-dos-pais.html
No segundo domingo do mês de agosto comemoramos o Dia dos Pais.
Durante toda a semana que antecede essa data, sugiro uma série de atividades para ser desevolvida para que os alunos focolizem no seu Pai: suas virtudes, seus valores, seu trabalho, seu lazer


Rotulos e embalagens na alfabetização:
http://amigasdaedu.blogspot.com/2009/06/normal-0-21-false-false-false_28.html
Por que ensinar a ler etiquetas e embalagens?
As etiquetas e embalagens são portadores de textos que cumprem a função de informar.
Dizem a composição do produto, que cuidados são exigidos para seu funcionamento e manutenção, data de validade, modo de usar e de armazenar o produto... Veiculam textos escritos curtos e utilizam imagens.
Ser capaz de compreender esses textos é fundamental para o exercício da cidadania e, se bem utilizados na alfabetização, podem trazer contribuições importantes também para os avanços dos alunos no processo de aquisição de procedimentos de leitor da escrita verbal e não-verbal.

É importante que as crianças conheçam os brinquedos e brincadeiras antigas, resgatando assim tradições e culturas que estão sendo substituídas por brinquedos e jogos eletrônicos.
O contato com este tema proporciona momentos de criação, interação e muita diversão.

Um comentário:

  1. amiga querida, adoro tudo que vc compartilha conosco... vc é muito especial e te agradeço do fundo do meu coração por essa postagem, mostra o quanto vc valoriza nosso trabalho. parabéns por mais uma iniciativa maravilhosa... beijos no seu coração. fique com Deus, e que ele te dê cada vez mais sabedoria...

    ResponderExcluir

Deixe um tema para projetos publicar!