A QUE VEIO ESTE BLOG?
VEIO PARA DIVULGAR PROJETOS NOS MAIS VARIADOS CONTEÚDOS, TEMAS, FORMAS, NECESSIDADES E AFINS, CLARO!
SINTA-SE A VONTADE PARA USUFRUIR DE TUDO QUE FOR ÚTIL PARA SUA AULA.
DIVULGUE, PARTICIPE, COMENTE!
04 DE JULHO DE 2011
Um blog aliado às pesquisas de professores, pois existem muitas possibilidades lúdicas pela net,
além de inúmeros endereços pedagógicos incríveis.
Aqui vocês terão as postagens originais, ou partes delas,
adicionados às demais informações necessárias, com os devidos créditos atribuídos.
Amiga blogueira, se desejar divulgar seus projetos, entre em contato.

PROJETO DIDÁTICO

PROJETO DIDÁTICO: Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado tema.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Projeto: A Canção do Tempo

De Noel Rosa a Lulu Santos
Projeto que conta a histótia da Música Popular Brasileira
Estimula o aluno a aceitar as diferenças
e a olhar com respeito para o antigo
Autora: Juliana Lambert

Objetivos:
Perceber a identidade pessoal como parte do processo de construção do conceito de sujeito histórico
Estimular a representação de informações por meio de desenhos, textos, imagens, descrições literárias, filmes e mapas
Valorizar objetos e fotos como documentos de outras épocas
Localizar acontecimentos significativos da história no tempo e no espaço por meio de uma linha do tempo
Identificar transformações decorrentes de conquistas tecnológicas, científicas e culturais
Duração: 1 ano letivo (de fevereiro a dezembro)

Que tipo de música:
As crianças gostam de escutar?
Será que alguém já viu uma vitrola?
O projeto De Noel Rosa a Lulu Santos - A Canção no Tempo, criado pela Escola Fractal, de São Paulo (SP), propõe aos alunos muito mais do que uma imersão na Música Popular Brasileira (MPB).
"Ao associar música às transformações ocorridas ao longo do tempo, é possível localizar acontecimentos significativos da história e perceber as transformações decorrentes de conquistas tecnológicas, científicas e culturais", comenta a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Valéria de Souza Dolme.
 O projeto já existe há 7 anos e ganhou o apoio de um importante ícone da música nacional, o cantor Lulu Santos.
Quando o assunto é educação, o ídolo se transforma em tiete e faz questão de receber Valéria Dolme em seu camarim para saber sobre o andamento do projeto que leva seu nome e disponibilizar materiais para enriquecer as aulas.
Da década de 1920 ao século 21, os alunos têm a oportunidade de conhecer diferentes gêneros e personagens que marcaram a história da música brasileira e mundial, como Carmem Miranda, Elvis Presley, Cazuza e Chiquinha Gongaza.
"Os alunos aprendem a observar e a não julgar, passam a olhar para o que é antigo com respeito e a aceitar as diferenças com mais facilidade", conta a coordenadora.
Acompanhe as atividades do projeto que envolve sons e acontecimentos que marcaram a história!


Máquina do tempo:
O objetivo da Máquina do Tempo é estimular a criança a fazer a passagem simbólica das décadas, ao entrar e sair da máquina.
É bastante divertido e significativo para os alunos!

Avião do bem:
1 caixa grande (pode ser de geladeira ou fogão)
Papel laminado (em quantidade suficiente para forrar a caixa por dentro e por fora)
Fita adesiva
Arame
1 folha de papel celofane vermelha

Como fazer:

1. Forre a caixa com papel laminado por dentro e por fora.
2. Corte duas portas, uma de cada lado da caixa.
3. Utilize o arame para fazer uma armação e criar um formato de foguete.
4. Cubra a armação com papel celofane e finalize o topo da máquina.

Dica esperta!
Você também poderá colocar um pisca-pisca na parte interna da caixa para criar um clima de mistério e aventura!
O que é música?
1.
Promova uma roda de conversa para descobrir qual é o conhecimento prévio do grupo sobre música.
2. Mostre alguns objetos que remetam à música e que podem ajudar a turma a perceber a evolução tecnológica. Exemplos: disco de vinil, fita K7, vitrola, MP3 etc.
3. Solicite como lição de casa a produção de um texto curto que responda à seguinte pergunta: por que ouço música?
4. Na aula seguinte, promova a discussão e o registro sobre qual é o papel da música na vida de cada um.
5. Em outra aula, introduza informações sobre MPB. Veja o que os alunos conhecem e incentive o registro coletivo.


Painel : A Canção no Tempo
1. Providencie um retângulo de 3 x 2 m de brim cru para montar o painel. Como será usado ao longo do ano letivo, é importante que seja de tecido ou de um material mais resistente para não rasgar.
2. Forme uma grande tabela e divida o tecido em dez colunas e cinco linhas para
representar vestuário, transportes, eletrodomésticos e brinquedos.
3. Ao longo de cada década, os alunos deverão levantar os principais acontecimentos mundiais, descobrir personalidades musicais e escolher as canções mais significativas para a apresentação em um sarau. Embora as informações sobre os compositores e canções não estejam relacionadas no mural, devem ser registradas no caderno e fazer parte de painéis e discussões em sala de aula.
4. Os alunos deverão selecionar imagens de personagens, transportes e roupas que marcaram cada época e colar na linha correspondente.
5. Décadas que tiveram um número maior de acontecimentos culturais, sociais e políticos podem render boas discussões e criar oportunidades para tratar de uma forma mais leve assuntos considerados um tanto pesados, como a ditadura.

Parada de Sucessos:
O fechamento do projeto exige algo especial.
A cada ano, educadores e alunos criam uma atividade diferente para encerrar o trabalho. Acompanhe a Parada de Sucessos:
1. Divida os alunos em duplas ou trios e peça que escolham uma canção que chamou a atenção ao longo do ano. Pode ser de qualquer década, o importante é que o grupo tenha se identificado e esteja disposto a apresentá-la na Parada de Sucessos.
2. Faça cópias das letras em número suficiente para que a turma possa acompanhar e até cantar junto com os colegas.
3. As crianças poderão se caracterizar de acordo com os personagens para a brincadeira ficar ainda mais interessante.
4. Inicie as apresentações, que podem ser acompanhadas por um videokê ou dubladas.
5. Ao final de cada apresentação, estimule os aplausos e valorize os jovens talentos.

Dica esperta!
Antes de iniciar o projeto e elaborar o painel, descubra qual é o conhecimento prévio dos alunos sobre música.
Que tal programar rodas de conversa e lição de casa?
A internet traz a possibilidade de resgatar comerciais e imagens dos anos de 1950, por exemplo. Não deixe de selecionar materiais antigos para ampliar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um tema para projetos publicar!